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Belo Horizonte (MG) passa a contar com gratuidade aos domingos e feriados e amplia oferta de ônibus na madrugada


Foto: Divulgação/Prefeitura de Belo Horizonte

Medidas incluem rede Madrugão com 127 linhas, criação da Linha 10 (Circular Noturno) e início do Programa Catraca Livre

ARTHUR FERRARI

A Prefeitura de Belo Horizonte (MG) anunciou, na quinta-feira (11), a implantação de um pacote de mudanças no transporte coletivo, com a criação do Madrugão e a publicação do decreto que institui o Programa Catraca Livre. As ações foram divulgadas durante evento que contou com a presença de vereadores na sede do Executivo municipal.

O decreto estabelece a gratuidade nas viagens realizadas em domingos e feriados, entre 0h e 23h59, nas linhas convencionais e suplementares administradas pela prefeitura. Para utilizar o benefício, os passageiros devem embarcar com o Cartão BHBUS, que servirá exclusivamente para registro da demanda, sem desconto de créditos ou contagem de integrações. Quem não possui o cartão terá a liberação manual das catracas pelo motorista ou equipes das estações. O uso gratuito começa a valer no próximo domingo (14).

A regulamentação será publicada em edição extra do Diário Oficial do Município, acompanhada de portaria da Superintendência de Mobilidade (Sumob), responsável por definir procedimentos operacionais. A isenção também será aplicada em uma lista de feriados nacionais e municipais, incluindo 1º de janeiro, Tiradentes, Dia do Trabalhador, Corpus Christi, 7 de setembro, Finados, Proclamação da República e Natal, entre outros.

O Programa Catraca Livre passa a compor o conjunto de gratuidades já existentes no sistema municipal, como o Auxílio Transporte Mulher, o passe integral para alunos do Ensino Médio e EJA da rede pública que residem a pelo menos 1 km da escola e o Vale-Transporte Saúde para pacientes do SUS. Outras isenções seguem vigentes, a exemplo das destinadas a pessoas com deficiência, idosos a partir de 65 anos, carteiros uniformizados em serviço e usuários de 13 linhas do sistema de Vilas e Favelas.

Aos domingos, o sistema opera com 267 linhas, responsáveis por cerca de 190 mil viagens ao longo do dia. De acordo com estudos da Sumob, há períodos com até 79% de ociosidade, o que permite acomodar eventual aumento de passageiros sem impacto sobre custos ou oferta.

O Madrugão entrará em operação na virada de sexta-feira (12) para sábado (13), dia do aniversário da capital mineira. A nova rede ofertará 127 linhas entre 0h e 3h59, substituindo a estrutura atual, que conta com 123 rotas em funcionamento após meia-noite. A criação da Linha 10 (Circular Noturno) é o principal destaque.

Essa linha funcionará entre 23h20 e 4h, com saídas a cada 25 minutos. O trajeto, operado com veículos do sistema Move do tipo BRT Misto, fará circulação pela região central de Belo Horizonte e atenderá pontos de grande fluxo noturno, como Estação Central, Floresta, Praça da Liberdade, Savassi, Lourdes, Praça Raul Soares e Mercado Novo. A rota também passará pela área hospitalar e pelas estações de transferência Carijós e Rio de Janeiro. A tarifa será de R$ 5,75 e, com o Cartão BHBUS, o usuário poderá integrar com qualquer outra linha municipal em até 90 minutos.

A implantação da rede também prevê reforço em 20 linhas noturnas, com 37 viagens adicionais aos domingos, 33 aos sábados e 32 nos dias úteis. Haverá ainda mudanças de itinerário em outros 20 serviços, ajustando os trajetos conforme padrões de mobilidade identificados pela Sumob.

As definições sobre o Madrugão foram embasadas por uma pesquisa origem-destino realizada entre julho e agosto com trabalhadores e empresários do comércio e de serviços. O estudo identificou que 35% dos trabalhadores encerram suas jornadas entre 20h e 5h, com maior concentração entre 22h e 23h. A Regional Centro-Sul reúne a maior parte dos postos de trabalho avaliados, enquanto a Regional Oeste concentra grande parcela dos moradores que se deslocam no período.

A pesquisa avaliou 246 estabelecimentos, dos quais 148 encerram as atividades entre 20h e 5h. A forte presença de bares e restaurantes em áreas como Savassi e Lourdes foi considerada estratégica para a reorganização da rede, justificando a criação de um serviço circular que conectasse zonas de maior movimento e reduzisse o tempo de espera.

A Sumob disponibilizará uma página exclusiva com mapas, horários, lista de estações, itinerários e pontos de atração noturna. Também foi implementada uma ferramenta no Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte para orientar deslocamentos e coletar dados dos usuários, permitindo ajustes contínuos na operação.

O prefeito Álvaro Damião afirmou: “Hoje é um dia muito importante para a gente, porque todos nós juntos estamos assinando um decreto feito pensando nas pessoas mais simples da cidade. É um sonho antigo da população e, em apenas um ano de mandato conseguimos, junto à Câmara de Vereadores, transformar esse desejo em realidade”, disse Álvaro Damião. O presidente da Câmara, Juliano Lopes, também ressaltou a participação do Legislativo: “A Câmara de Belo Horizonte estará devolvendo quase R$ 140 milhões de economia de todos os 41 vereadores. Esse recurso será aplicado para ajudar a população mais carente e também para garantir a volta das linhas noturnas. É uma conquista da cidade, que vai beneficiar trabalhadores, donos de bares e restaurantes e toda a população que precisa se deslocar durante a madrugada”, declarou Juliano Lopes.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte



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