Publicado em: 12 de dezembro de 2025

Ainda de acordo com o levantamento, desempenho em relação aos modelos similares a óleo diesel não foi reduzido
ADAMO BAZANI
Colaborou Vinícius de Oliveira
A prefeitura de Juiz de Fora (MG) divulgou nesta sexta-feira, 12 de dezembro de 2025, os resultados dos testes em linhas urbanas de um micro-ônibus movido a biometano (combustível obtido na decomposição de resíduos) ou GNV (Gás Natural Veicular).
Segundo o levantamento, a operação do veículo registou uma redução nos custos operacionais em relação a modelos de micro-ônibus movidos somente a diesel.
Ainda de acordo com nota da prefeitura enviada ao Diário do Transporte, já o desempenho foi similar entre o modelo biometano/GNV e os coletivos com dimensões e peso semelhantes que rodam com o diesel.
Ao todo, o micro-ônibus percorreu 2.974 quilômetros, consumindo 1.159,48 m³ de gás natural. Os resultados indicam desempenho equivalente ao dos veículos a diesel, com vantagem em eficiência energética e redução de custo operacional após estabilização dos procedimentos de abastecimento. – diz a nota oficial.
Após os ajustes dos procedimentos de abastecimento, segundo a prefeitura, a média de custo km rodado (R$/km) foi de 1,74. A média de consumo (km/m3) 2,82. O maior custo por km rodado (R$/km) foi 2,37 e o pior consumo (km/m3) 1,81. Já o menor custo km rodado (R$/km) 0,76 e melhor consumo (km/m3) 6,38.
Foram 23 dias de operação 23. A média de km percorrido por dia foi de 107,04. Somados todos os dias dos testes foram percorridos 2.462 km. A maior rota foi de 186 km e a menor, de 72 km.

Entre 25 de julho e 23 de agosto de 2025, o veículo circulou em quatro linhas do transporte público — 640 (Rodoviária/Rio Branco), 535 (Universidade/UFJF), 118 (Parque Independência/Cidade Nova/Vale Verde) e 740 (Humaitá) — operando em diferentes perfis de relevo e condições reais de tráfego, o que permitiu avaliação técnica em cenários diversos de uso.
Segundo a prefeitura, ainda na nota enviada ao Diário do Transporte, o micro-ônibus do modelo Volare Fly 10 – GV 2025, movido 100% a GNV/Biometano, “demonstrou viabilidade técnica, competitividade econômica e desempenho ambiental superior em comparação aos modelos convencionais movidos a diesel”.
Os resultados foram consolidados no relatório técnico elaborado pela Gasmig, acompanhado e validado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do convênio Ótima Energia, sob acompanhamento do Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos e Novas Energias (GT Novas Energias). O veículo atende à Norma ABNT NBR 15570 e foi autorizado a operar por 30 dias pela equipe técnica da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU).
Veja os principais resultados:



































Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


