29.7 C
Rondonópolis
quinta-feira, 18 dezembro - 15:16
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesSuspensa licitação para a compra de 7,5 mil ônibus do Programa Caminho...

Suspensa licitação para a compra de 7,5 mil ônibus do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal


Pregão estava marcado para esta sexta-feira (19), mas segundo FNDE, são necessários mais esclarecimentos

ADAMO BAZANI

Em primeira-mão no Diário do Transporte você confere: O FNDE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), acaba de suspender, no fim da tarde desta quarta-feira, 17 de dezembro de 2025, a nova licitação do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, que abriria a possibilidade compra de quase 7,5 mil ônibus escolares, divididos em 13 modelos diferentes.

O pregão para apresentação das propostas estava previsto para ocorrer na sexta-feira (19), mas agora não há data para ser retomado.

Segundo comunicado oficial do FNDE, ao qual o Diário do Transporte teve acesso exclusivo, a suspensão é administrativa “para análises sobre as questões apresentadas nos pedidos de esclarecimentos”

O edital tem sofrido questionamentos, inclusive de fabricantes de ônibus.

Com os pedidos, há possibilidade de alteração das regras ou ainda serem mantidas, com os esclarecimentos.

Como havia mostrado também em primeira-mão o Diário do Transporte, são cerca de 7,5 mil coletivos, divididos em 13 modelos diferentes com capacidades que vão de 15 a 60 lugares, opções de transmissão automática e manual, versões com tração 4×4 e especificações para uso urbano e rural, inclusive para áreas ribeirinhas.

Segundo o Governo Federal, cada proposta deve apresentar valor unitário e total, modelo, fabricante, descrição detalhada do objeto, especificações técnicas e informações sobre garantia.

Podem participar empresas cujo ramo de atividade seja compatível com o objeto da licitação e que estejam previamente credenciadas no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF) e no Sistema de Compras do Governo Federal. A participação e o envio de propostas são feitos exclusivamente pelo sistema eletrônico mencionado.

Criado em 2007, o Programa Caminho da Escola tem como objetivo garantir o acesso diário e a permanência de estudantes residentes em áreas rurais e ribeirinhas nas escolas públicas de educação básica, contribuindo para a redução da evasão escolar e da distorção idade–série por meio de transporte adequado e seguro.

O Governo diz ainda que a iniciativa reforça a renovação da frota escolar e busca oferecer melhores condições de deslocamento para milhões de estudantes da rede pública. Para consultar o edital na íntegra e obter mais informações sobre o pregão eletrônico, acesse o portal do FNDE.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments