Publicado em: 20 de dezembro de 2025

Como mostrou o Diário do Transporte, intuito é corrigir pela inflação. Revisão da remuneração das viações, que esteve por trás de uma greve surpresa de motoristas, também será calculada no reajuste. Subsídios devem aumentar
ADAMO BAZANI
Colaborou Yuri Sena
OUÇA:
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, voltou a ser questionado neste sábado, 20 de dezembro de 2025, sobre um eventual aumento de tarifa de ônibus na cidade e, desta vez, deu uma das indicações mais contundentes de que deve haver, sim, reajuste.
Segundo Nunes, será muito difícil não aumentar a tarifa. O prefeito repetiu que os esforços serão para, ao menos, corrigir os valores pela inflação e que vai conversar com o governador Tarcísio de Freitas sobre os equilíbrios com as tarifas dos transportes metropolitanos, já que não há uma vinculação, mas existem integrações entre os ônibus municipais de São Paulo gerenciados pela SPTrans (São Paulo Transporte) e os serviços de trens, metrô e monotrilho.
A revisão feita a cada quatro anos dos valores pagos às empresas de ônibus como remuneração, que saiu em atraso este ano e desencadeou a greve surpresa de motoristas e cobradores, já que as viações por uma carta informaram aos trabalhadores que sem a correção não pagariam o 13º salário, também vai ser levada em conta no reajuste da tarifa para o passageiro, segundo Nunes.
O MPSP (Ministério Público de São Paulo) investiga a greve.
O prefeito indicou que, após receber os estudos da SPTrans e conversar com o governador Tarcísio de Freitas, a decisão sobre a tarifa deve ser tomada até a última semana de dezembro de 2025 com validade para a partir de janeiro de 2026.
Os subsídios ao sistema de ônibus da cidade também devem aumentar
“Da tarifa, a gente concluiu agora a questão do quadrienal. Nós vamos receber da SPTrans as análises com relação à questão de inflação, de preço do sistema, da necessidade de aumentar funcionários e do que está previsto para garantir aos funcionários a sua correta remuneração. Eu não tenho ainda a resposta; a gente vai ter a partir da semana que vem ou da outra semana. Normalmente, eles me trazem, na última semana de dezembro, qual vai ser o estudo para eu sentar com o Tarcísio e a gente tomar a decisão. Não que tenha uma vinculação, mas, por uma questão até de parceria, o Metrô vai apresentar a sua correção ou não, e a Prefeitura vai também apresentar a sua correção ou não. O que eu pedi para a minha equipe é que a gente possa ou não aumentar — o que vai ser muito difícil — ou fazer o mínimo possível, que não passe pelo menos a inflação. Eles estão analisando, e a gente vai fazer todo o esforço para isso”. – disse Nunes.
TARIFAS METROPOLITANAS:
A exemplo do que disse ao Diário do Transporte ,o prefeito da capital paulista Ricardo Nunes sobre o reajuste da tarifa dos ônibus municipais geridos pela SPTrans (São Paulo Transporte), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, indicou que os valores das passagens dos trens, metrô, monotrilho e ônibus metropolitanos devem ter reajuste no início de 2026, de acordo com a correção da inflação.
O governador disse, nesta quinta-feira, 18 de dezembro de 2025, que essa tem sido a prática adotada nos últimos anos e que, mesmo repondo as tarifas pelos índices inflacionários, têm sido necessários subsídios aos transportes metropolitanos na ordem de R$ 5 bilhões
Com relação à tarifa, é uma coisa que a gente ainda vai estudar, vai discutir. A linha que nós temos adotado e adotamos nos dois anos passados foi a de considerar a inflação no período como o grande indexador da tarifa para manter a sustentabilidade financeira do sistema, para manter um nível de aporte. Você sabe que, mesmo fazendo isso, você mantém um aporte alto.
Vamos supor que a gente repassasse a inflação do período este ano para a tarifa. Ainda assim, você teria que trabalhar com mais ou menos R$ 5 bilhões de subsídio para manter o transporte. Então, essa é uma discussão que a gente está tendo, não tem nada concluído ainda, mas nós vamos sentar com a Prefeitura para discutir.
A declaração ocorreu em evento sobre balanço de investimentos de 2025 e perspectivas para os próximos anos.
Como havia mostrado o Diário do Transporte, o prefeito Ricardo Nunes, ao se referir sobre a tarifa dos ônibus municipais, já tinha antecipado que as definições vão ocorrer após conversas com Tarcísio.
Relembre:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Yuri Sena


