Publicado em: 21 de dezembro de 2025

Expectativa é de que 30 profissionais devem atuar nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda e outros 10 na linha 5-Lilás
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A plataforma de Trilhos da Motiva, em parceria com o Senai, realizou na última quinta-feira (18) a formatura de 71 alunos do primeiro curso gratuito e exclusivo de capacitação de Operador(a) de Trem, que promove a qualificação para atuação no sistema metroferroviário.
Além da profissionalização, 40 dos 71 formandos serão contratados pela concessionária ainda no primeiro semestre de 2026. Deste total, cerca de 30 devem atuar nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda e outros 10 na Linha 5-Lilás, operadas pela ViaMobilidade. Os demais profissionais da turma serão contratados à medida que surjam novas vagas ao longo do ano.
O processo seletivo do curso teve como requisito que os participantes fossem moradores próximos das linhas 8, 9 e 5. Eles teriam prioridade na seleção. Dos formandos, 58% são moradores locais. Ainda, 55% são mulheres, uma representatividade expressiva para uma função historicamente masculina.
Foram duas turmas: a primeira, iniciada em 25 de agosto e concluída em 9 de dezembro, contou com 32 participantes. Já a segunda, com início em 1º de setembro e término em 13 de dezembro, formou 39 profissionais, sendo 32 mulheres e sete homens.
A capacitação foi estruturada de acordo com os requisitos técnicos e operacionais do setor metroferroviário, com conteúdo alinhados aos padrões adotados pelas concessionárias do grupo Motiva, priorizando temas como segurança operacional, procedimentos, legislação e rotina de condução de trens.
A iniciativa integra o conjunto de ações da plataforma de Trilhos da Motiva voltadas à qualificação profissional, ao fortalecimento da mão de obra especializada e ao desenvolvimento sustentável do setor de mobilidade urbana, por meio de parcerias com instituições de ensino técnico de referência, como o Senai.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte


