Publicado em: 22 de dezembro de 2025

Benefício só volta em fevereiro de 2026, com o retorno do expediente escolar
ADAMO BAZANI
Foi suspenso o Programa “Mamãe Tarifa-Zero”, na cidade de São Paulo, que concede gratuidade nos ônibus municipais gerenciados pela SPTrans (São Paulo Transporte) para mães e responsáveis de crianças com até quatro anos de idade matriculadas em creches municipais.
Por meio de nota, a SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora do sistema de ônibus da prefeitura de São Paulo, informou ao Diário do Transporte que a suspensão ocorre por determinação da Secretaria Municipal de Educação.
O benefício só volta com o retorno das atividades escolares, em fevereiro de 2026.
A SPTrans, em atendimento à determinação da Secretaria Municipal de Educação (SME), informa que não haverá a disponibilização da cota de gratuidade do programa Mamãe Tarifa Zero no mês de janeiro de 2026.
A suspensão temporária da cota ocorre em virtude do período de férias escolares da rede municipal.
A cota mensal de gratuidade do Bilhete Único para o programa Mamãe Tarifa Zero será restabelecida e recarregada normalmente no início de fevereiro de 2026, coincidindo com o retorno das atividades letivas.
MAMÃE TARIFA ZERO:
O programa Mamãe-Tarifa Zero teve início em abril de 2025 e concede gratuidade nos ônibus municipais gerenciados pela SPTrans (São Paulo Transporte) para mães e responsáveis de crianças com até quatro anos de idade matriculadas em creches municipais.
*Quem tem direito?*
– Apesar de o nome “Mamãe”, a gratuidade não é só para mães, mas todos os responsáveis por crianças com até quatro anos de idade, que sejam inscritos no CadUnico;
– As crianças devem estar matriculadas em creches municipais na capital paulista;
– A distância entre a creche e a casa deve ser superior a 1,5 km (um quilômetro e meio);
*Como fazer a solicitação?*
– Pelo site da SPTrans (São Paulo Transporte) com os envios de formulários e documentos solicitados no portal. A entrega vai ocorrer depois de cerca de 10 dias, contatos a partir não as solicitação, mas da aprovação.
O responsável deve consultar se tem direito ao benefício no site sptrans.com.br/mamae-tarifa-zero e fazer a solicitação do seu novo Bilhete Único Mamãe Tarifa Zero. O novo cartão será entregue no endereço escolhido em até dez dias.
Os créditos de transporte serão disponibilizados neste novo cartão, com quantidade para viagens que garantam a ida e a volta da creche, de acordo com a quantidade de dias letivos de cada mês, e deverão ser carregados mensalmente.
O responsável deverá encostar seu Bilhete Único em qualquer máquina de recarga disponível nos terminais, estações e no interior dos ônibus, uma vez por mês, para carregar com os créditos gratuitos.
*O Bilhete e os Créditos terão validade?*
– Sim, o Bilhete Único do “Mamãe Tarifa Zero” terá de ser renovado uma vez por ano e os créditos só vale para cada mês de recarga. Ou seja, não são cumulativos. Não dá para usar os créditos de um determinado mês no mês seguinte. Se não usou, expiram.
*Restrições – Quem não pode usar?*
Haverá algumas restrições, mesmo com os passageiros atendendo às regras, para não ter duplicidade de gratuidade. Não terão direito, por exemplo:
– Quem já possui algum tipo de gratuidade nos ônibus da cidade de São Paulo, como os responsáveis pelas crianças que já têm Bilhete Único do Idoso ou pessoa com deficiência.
– Quem já faz uso do TEG (Transporte Escolar Gratuito).
*O Bilhete Único é impresso em nome de quem?*
– Apesar de ser destinado aos responsáveis legais (pai, mãe, padrasto, madrasta, avós, tios), o Bilhete Único será impresso em nome da criança.
VEJA A MATÉRIA ANTERIOR, QUE FOI FURO NO DIÁRIO DO TRANSPORTE:
Mamãe Tarifa Zero: Gratuidade para mães de crianças até quatro anos nos ônibus de São Paulo é lançada nesta segunda, 31 de março de 2025 – EM PRIMEIRA MÃO NO DIÁRIO DO TRANSPORTE
Mas benefício não é para todas as passageiras. Veja quem pode ter direito
ADAMO BAZANI
REPORTAGEM PUBLICADA ORGINALMENTE ÀS 18H12 DE DOMINGO, 30 DE MARÇO DE 2025

A prefeitura de São Paulo lança nesta segunda-feira, 31 de março de 2025, de forma oficial, o Programa “Mamãe Tarifa Zero”.
O Diário do Transporte antecipa a novidade neste domingo (30).
Mas o benefício não é para todas as passageiras.
Segundo a prefeitura, para ter direito é preciso atender às seguintes exigências:
– Ter inscrição no CadÚnico;
– A criança ter até quatro anos e estar matriculada em creche;
– A distância entre a creche e a casa deve ser superior a 1,5 km (um quilômetro e meio).
A forma de obter a gratuidade ainda será informada pela prefeitura de São Paulo
Este tipo de gratuidade foi uma promessa do prefeito Ricardo Nunes em campanha eleitoral.
Nunes vai fazer o lançamento durante entrega, na Vila Mazzei, Zona Norte, do Centro Educacional Infantil (CEI) Maria Beatriz Nascimento. A escola conta com capacidade para atender cerca de 200 bebês e crianças de 0 a 3 anos com conforto, segurança e de acordo com as normas de acessibilidade.
O nome do CEI é em homenagem a Maria Beatriz Nascimento, considerada uma personalidade negra de relevância nacional que prestou importantes serviços contra o racismo.
O custo deste novo benefício no sistema de transportes aos cofres públicos não foi ainda divulgado pela prefeitura.
Além das gratuidades previstas em leis federais, como para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência, há tarifa zero nos ônibus municipais de São Paulo para estudantes de baixa renda e de escolas públicas e para pessoas entre 60 e 64 anos, por exemplo.
Para todos os passageiros, há gratuidade nos ônibus gerenciados pela SPTrans (São Paulo Transporte), aos domingos, no Natal, no Ano Novo e em 25 de janeiro, que é aniversário da cidade.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


