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Nove primeiras estações do BRT-ABC vão ser entregues concluídas em janeiro de 2026, anuncia NEXT Mobilidade e produção de veículos ganha ritmo


Como mostrou o Diário do Transporte, houve mudança no perfil de ônibus, que, além do E-Trol, vai agora contar com alguns veículos somente a bateria. Após atrasos em obras, Artesp determinou novo plano de ação

ADAMO BAZANI

A NEXT Mobilidade, empresa responsável pela construção e futura operação do BRT-ABC, novo sistema de corredores de ônibus elétricos com maior capacidade, que vai ligar a região do ABC à cidade de São Paulo, anunciou nesta segunda-feira, 22 de dezembro de 2025, que as nove primeiras estações da estrutura devem ser concluídas e entregues em meados de janeiro de 2026. Ao todo, serão 16 estações em um percurso de 17,5 quilômetros, entre São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo.

Segundo a concessionária, as paradas Aldino Pinotti, em São Bernardo do Campo, e Vila Império, em São Paulo, estão recebendo a estrutura de vidro. Até agora, somente a parada Metrópole, em São Bernardo do Campo, estava com toda a estrutura finalizada.

Também entrou em fase final a construção da estrutura das paradas Senador Vergueiro, Winston Churchill, Afonsina, Rudge Ramos e Mauá.

Em 17 de dezembro de 2025, começou a ser executada a estrutura da parada Fundação.

A obra, que substitui o monotrilho da linha 18-Bronze, que nunca saiu do papel, deveria ter o primeiro trecho concluído em 2023.

Diante do atraso, o governador Tarcísio de Freitas ameaçou romper o contrato e a Artesp, agência estadual que gerencia os transportes, determinou um novo plano de trabalho, com a abertura de novos turnos. A concessionária atribuiu os atrasos à demora para que os órgãos responsáveis por licenças ambientais liberassem as intervenções. Ainda houve a necessidade de alterações no projeto e uma ação judicial do partido político SD (Solidariedade), que contestou no STF (Supremo Tribunal Federal) o modelo de contrato, segundo a empresa, também foram fatores que contribuíram para os atrasos. O STF concluiu em julgamento que a contratação era legal e derrubou a ação do partido político.

O Diário do Transporte ainda mostrou que houve também mudanças de planos em relação a frota dos ônibus. Todos continuam sendo elétricos, mas haverá dois tipos.

Além do E-Trol, um tipo de ônibus que reúne as tecnologias trólebus (conectados à fiação) e baterias (podendo rodar por trechos maiores sem estar ligado à fiação) e que seria o único modelo, o BRT-ABC também vai ter coletivos de 21,5 metros de comprimento somente a baterias, os chamados elétricos plug-in.

O BRT-ABC informou que serão 20 unidades com baterias somente por causa da rede de distribuição.

Assim, em vez de 92 E-Trol, a frota será de 72 E-Trol e 20 somente com baterias.

Relembre:

BRT-ABC EM NÚMEROS (segundo a concessionária)

  • Capacidade de até 600 mil passageiros/dia, com demanda inicial de 173 mil passageiros/dia.
  • Operação com 92 ônibus totalmente elétricos fabricados no Brasil, com tecnologia nacional, inclusive baterias, por meio de parceria entre empresas como Eletra, Mercedes-Benz, WEG, Caio e outras; (72 E-Trol e 20 com baterias)
  • Veículos de piso baixo, não poluentes, silenciosos e confortáveis, com wi-fi e ar-condicionado;
  • Trajeto em via segregada, com 16 paradas fechadas e mais três terminais;
  • Bilhetagem realizada nas paradas, antes do embarque nos veículos, facilitando o acesso; embarque em nível e ampla acessibilidade;
  • Custo total estimado em R$ 950 milhões, inteiramente a cargo da empresa privada operadora (Next Mobilidade); – atualizado para R$ 1,2 bilhão;
  • Trajeto de 18 km, atendendo diretamente três municípios do Grande ABC (São Bernardo, Santo André e São Caetano), mais Diadema e Mauá (via Corredor ABD).
  • Interligação com três terminais: São Bernardo (Paço Municipal), Tamanduateí (Linha 2-Verde do Metrô e Linha 10 Turquesa da CPTM) e Sacomã (Linha 2-Verde do metrô e Expresso Tiradentes).
  • Três opções de linhas: Paradora, Semiexpressa (oito estações) e Expressa (só os terminais São Bernardo, Tamanduateí e Sacomã); a linha Expressa fará o trajeto em menos de 35 minutos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes



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