31 C
Rondonópolis
quarta-feira, 24 dezembro - 14:46
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesturismo urbano e atendimentos especiais

turismo urbano e atendimentos especiais


De acordo com presidente da fabricante brasileira Eletra, Milena Romano, entre os exemplos estão “Paulistar” e linha de Natal, na cidade de São Paulo; e transporte na COP30

ADAMO BAZANI

Que os ônibus elétricos viraram “queridinhos” da maior parte dos passageiros dos transportes públicos por serem mais confortáveis, gerarem menos ruídos e nada de poluição enquanto operam; não se tem mais dúvida. Uma das provas foi a recente pesquisa, divulgada na última semana pela Prefeitura de Salvador, segundo a qual, 80% dos passageiros dos transportes da cidade disseram aprovar a ampliação da frota de ônibus elétricos na cidade.

Salvador conta, desde 2022, com oito ônibus elétricos com tecnologia nacional da empresa Eletra Industrial, plataformas Mercedes-Benz, carrocerias Caio e motores/baterias e inversores WEG na operação do sistema de corredores BRT (Bus Rapid Transit).

O dado foi apurado pela Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus, ferramenta desenvolvida pelo WRI Brasil a fim de coletar dados quantitativos referentes à percepção dos clientes do transporte coletivo por ônibus.

WRI é a sigla para World Resources Institute (Instituto de Recursos Mundiais), uma organização global de pesquisa que trabalha para melhorar a vida das pessoas, proteger a natureza e estabilizar o clima. O WRI Brasil é o braço brasileiro da instituição, que desenvolve estudos e soluções sustentáveis focadas em clima, florestas e cidades.

Mas, além de despertarem esta preferência dos passageiros, os ônibus elétricos podem gerar novas opções de deslocamentos e oportunidades de rentabilidade e negócios dentro do próprio sistema regular de transporte público, tanto para os operadores privados como para os gestores públicos: *turismo urbano e atendimentos especiais*.

Quem defende a ideia é a presidente da Eletra Industrial, Milena Braga Romano, com base nas experiências já desenvolvidas com veículos da marca.

A Eletra Industrial é uma empresa 100% nacional, líder na produção e vendas de ônibus elétricos no Brasil, e que também presta consultoria e trabalho de orientação e apoio para a implantação de sistemas eletrificados de transportes, desde a preparação das garagens até o pós-venda, passando pela definição dos modelos de ônibus e das melhores linhas de financiamento. O serviço se chama Eletra Consult.

De acordo com Milena, justamente pelo fato de os ônibus elétricos serem mais confortáveis, se tornam ideais para passeios, linhas especiais e atendimentos nos quais, a menor geração de ruído e trepidação se torna um fator essencial.

*“É necessário agregar mais serviços aos transportes públicos como forma de ampliar as opções para os passageiros, melhorar a imagem dos serviços junto a sociedade e reverter as perdas acumuladas ao longo de décadas de usuários e de atratividade dos sistemas. Os ônibus elétricos são perfeitamente um dos caminhos para isso. Não emitem poluição e por serem silenciosos permitem com que as pessoas que estejam nos ônibus contemplem melhor as atrações e pontos turísticos ao longo dos trajetos”* – disse Milena, que cita alguns exemplos de serviços especiais com ônibus elétricos bem-sucedidos.

*“Em Belém, durante a COP30 [Conferência nas Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas], autoridades e pessoas credenciadas do evento foram transportadas em 15 trajetos especiais para a Blue Zone – área de tomada de decisões. A receptividade foi maravilhosa e os serviços foram feitos por ônibus brasileiros da Eletra. Já a cidade de São Paulo teve uma iniciativa inédita de, além dos passeios natalinos, criar uma linha circular regular para esta época do ano, que permite no mesmo itinerário acesso a atrações como o Natal Iluminado na Avenida Paulista, a decoração e a árvore gigante de Natal do Parque do Ibirapuera, os presépios vivos de igrejas no centro, além de interligar os principais pontos de comércio da região central”* – lembra ao, se referir, neste segundo exemplo, da linha 2002-31, que funciona todas as noites até 06 de janeiro de 2026, chamada Parque D.Pedro II/Natal Iluminado, operada exclusivamente com ônibus elétricos Eletra de 15 metros, pela empresa Ambiental Transportes.

A cidade de São Paulo possui ainda três linhas fixas aos domingos, chamadas de “Paulistar”, que ligam atrações turísticas e históricas. Todas são operadas também exclusivamente por ônibus elétricos.

Linha Paulistar 1 – Circuito Cultura: com início no Term. Parque D. Pedro II e indo até o Parque da Luz. Um passeio pela história de São Paulo, ligando pontos icônicos como os bairros da Liberdade e do Bixiga, o Pateo do Collegio, o Theatro Municipal, a Praça da República e a Pinacoteca.

Linha Paulistar 2 – Circuito Parques: liga o Parque da Independência, onde está localizado o Museu do Ipiranga, até a região do Parque do Ibirapuera. Conecta dois importantes espaços verdes e culturais da cidade, passando ainda pelo Parque da Aclimação. No trajeto, os ônibus passam por atrações como o Museu de Zoologia da USP e o SESC Vila Mariana.

Linha Paulistar 3 – Circuito Lazer: tem a partida no Pacaembu e destino o Paraíso, atendendo também o Parque do Ibirapuera. Os ônibus conectam a região da Avenida Paulista, aberta para o lazer — com paradas próximas ao MASP, Casa das Rosas e Japan House, integrando importantes pontos de esporte, cultura e lazer.

*“Essa é a grande sacada que estes serviços especiais podem trazer aos passageiros, aos operadores, gestores e rede de transportes em geral, e que os ônibus elétricos atendem muito bem: podem ser linhas pontuais e temporárias, como as de época em que a demanda regular é menor por causa de férias e feriados, mas que geram outros interesses de deslocamentos, a exemplo das 15 linhas na COP-30 e a Natal Iluminado de São Paulo; assim como trajeto fixos, a exemplo do Paulistar. Além de ampliar as opções para os passageiros, também é uma forma de aproveitar uma frota que ficaria parada em dias específicos por causa da queda natural e sazonal da demanda dos trajetos mais comuns”* – exemplifica.

O Diário do Transporte fez uma viagem na linha especial de Natal, 2002-31, e se surpreendeu positivamente pela abrangência do itinerário.

Veja o vídeo neste link:

Dica de passeio de Natal: Linha especial de ônibus em São Paulo é opção barata para curtir as luzes da cidade e passear pelo Centro, Paulista e Ibirapuera – VEJA VÍDEO DA VIAGEM

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments