Publicado em: 1 de janeiro de 2026

Gratuidade para todos os passageiros é concedida também em todos os domingos e no dia do Aniversário de São Paulo, 25 de janeiro. Horários são semelhantes aos de domingo
ADAMO BAZANI
Neste primeiro dia do ano, é possível andar de graça em todos os ônibus municipais da capital paulista até 23h59. Mas atenção: os horários são como os de domingo, com intervalos maiores e algumas linhas não operam.
O recomendável é consultar a situação das linhas e região em aplicativos que mostram a localização dos ônibus em tempo real.
A “tarifa-zero” no sistema gerenciado pela SPTrans (São Paulo Transporte) é aplicada em todos os domingos do ano, no Natal (25 de dezembro), no Ano Novo (1º de janeiro) e no dia do Aniversário de São Paulo (25 de janeiro).
Todos os passageiros devem entrar pela porta dianteira e passar pela catraca do ônibus. O objetivo dessa obrigatoriedade é registrar a variação da demanda para eventuais ajustes. Embarcar pela porta do meio ou porta traseira sem aviso pode ser perigoso porque o motorista, apesar de sempre olhar os espelhos e câmeras dos ônibus não vai estar esperando embarque por estes acessos.
Quem tem o Bilhete Único da SPTrans deve encostar no equipamento de liberação da catraca, mas nada deve ser debitado do saldo. Deve aparecer no equipamento o termo: TARIFA ZERO
Quem não possui o Bilhete Único também pode usar de graça os ônibus. Neste caso, é só pedir para o motorista ou o cobrador liberarem a catraca.
MAMÃE TARIFA-ZERO SUSPENSO:
O programa Mamãe Tarifa Zero, na cidade de São Paulo, que concede gratuidade nos ônibus municipais gerenciados pela SPTrans (São Paulo Transporte) para mães e responsáveis de crianças com até quatro anos de idade matriculadas em creches municipais.
Por meio de nota, a SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora do sistema de ônibus da prefeitura de São Paulo, informou ao Diário do Transporte que a suspensão ocorre por determinação da Secretaria Municipal de Educação.
O benefício só volta com o retorno das atividades escolares, em fevereiro de 2026.
Veja os detalhes em:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


