Em ano de Copa do Mundo, os principais jogadores do Brasil farão de tudo para impressionar Carlo Ancelotti. Cabe ao italiano, então, abrir os olhos e acompanhar não só os que estão com um pé no Mundial dos Estados Unidos, Canadá e México, mas também analisar com carinho quem sequer foi convocado ainda.
É o caso de Igor Thiago, camisa 9 do Brentford e que disputa a artilharia da Premier League com ninguém menos que Erling Haaland. O atacante, que passou pelo Cruzeiro, jamais foi chamado, mas vive fase tão boa que certamente vai brigar pela convocação para os amistosos contra França e Croácia, em março.
Mas, se o centroavante está em alta, há também aqueles que não viveram um bom fim de semana, sejam por falhas e lesões, como aconteceu com John, ex-goleiro do Botafogo e hoje no Nottingham Forest, ou ainda Vinicius Jr., que aumentou o jejum de gols no Real Madrid e virou novamente tema das páginas de jornais espanhóis.
De olho na Copa, o ESPN.com.br monitora os brasileiros selecionáveis por Ancelotti e publica, a partir desta segunda-feira (5), um conteúdo semanal sobre quem aparece em destaque e os que mostram-se mais abaixo na luta por um lugar na convocação final.
EM ALTA
Titular absoluto da seleção brasileira e muito provavelmente garantido entre os 11 na Copa do Mundo, Gabriel Magalhães retornou ao Arsenal após semanas machucado e foi do inferno ao céu contra o Bournemouth. Primeiro, falhou ao entregar passe nos pés de Evanilson e ver o seu time sair atrás. Minutos depois, porém, achou o gol de empate e abriu caminho para a virada do líder da Premier League.
0:55
Gol do Arsenal, Gabriel Magalhães! Brasileiro aproveita sobra dentro da pequena área e empata o jogo contra o Bournemouth
Assista à Premier League, AO VIVO, pela ESPN no Plano Premium do DisneyPlus
Um dos pilares da seleção desde que Ancelotti assumiu, o volante explodiu não só nas mãos do italiano, mas também no Newcastle. A temporada atual é, em números, a principal dele na Premier League: são sete gols e três assistências em 19 partidas. O último deles saiu na vitória sobre o Crystal Palace, no domingo, em mais uma grande partida de Bruno Guimarães, cada vez mais garantido como titular no Mundial.
3:29
Bruno Guimarães marca e comanda vitória do Newcastle contra o Crystal Palace; VEJA melhores momentos
Assista à Premier League pela ESPN no Plano Premium do Disney+
Em meio à temporada irregular do Manchester United, o camisa 10 tem dado sinais de reação nos últimos tempos. São três gols nas últimas cinco partidas, o último deles marcado no empate com o Leeds United, neste domingo (ainda teve um tento anulado). Cunha é bem visto por Ancelotti pela versatilidade, de poder jogar tanto como 9 quanto como um segundo atacante, atrás da referência, e vai brigar até o fim pela convocação.
0:59
Gol do Manchester United, Matheus Cunha! Brasileiro empata a partida contra o Leeds
Assista à Premier League, AO VIVO, pela ESPN no Plano Premium do DisneyPlus
Visivelmente em recuperação após passar muito tempo em baixa, Rodrygo foi decisivo para a vitória do Real Madrid sobre o Betis. O atacante não balançou as redes, mas contribuiu com duas assistências, ambas em bola parada, para Gonzalo García e Raúl Asencio. Saiu aplaudido pelo Santiago Bernabéu, recebeu cumprimentos de Xabi Alonso e mostrou que está de volta à briga por um lugar na Copa.
1:40
Garçom merengue: confira as assistências de Rodrygo no jogo contra o Betis
Assista à LALIGA, AO VIVO, pela ESPN no Plano Premium do DisneyPlus
O ex-cruzeirense nunca foi chamado para a seleção, mas, meses antes da Copa, é impossível descartar um centroavante que compete com Erling Haaland na Premier League. O camisa 9 do Brentford anotou três gols na vitória por 4 a 2 sobre o Everton, dois deles com a tradicional cavadinha por cima do goleiro. São 14 no campeonato, o que lhe credencia a pintar como surpresa na última lista de Carlo Ancelotti antes da convocação final.
5:05
Igor Thiago anota hat-trick e comanda goleada do Brentford contra o Everton; VEJA melhores momentos
Atacante brasileiro é o vice artilheiro da Premier League
EM BAIXA
O goleiro campeão brasileiro e da CONMEBOL Libertadores pelo Botafogo em 2024 ganhou espaço no Nottingham Forest, mas não teve um fim de semana positivo. John falhou em uma saída sem necessidade que garantiu o terceiro gol do Aston Villa e, logo na sequência, deixou o campo chorando por conta de uma lesão. A gravidade do problema não foi divulgada pelo clube, então não é possível saber quando tempo ele estará fora de ação.
0:59
John falha em saída do gol e McGinn faz o 3° contra o Forest pela Premier League; VEJA
Assista à Premier League, AO VIVO, pela ESPN no Plano Premium do DisneyPlus
Sem ser lembrado em uma lista da seleção desde a saída de Dorival Júnior, o atacante perdeu espaço no Manchester City logo no começo de temporada. Teve poucas chances de começar como titular, mas, quando foi escalado por Pep Guardiola, como aconteceu contra o Sunderland, perdeu duas chances bem claras que poderiam evitar o empate. Saiu machucado, em mais uma oportunidadea desperdiçada de deslanchar.
A joia do Palmeiras tem bons lampejos na temporada. Decidiu vitória sobre o Liverpool com gol no fim, marcou três vezes na Champions League (uma delas contra o Barcelona) e também ajudou na classificação à semifinal da Copa da Liga Inglesa. Mas é fato que não tem rendido nos últimos jogos. Contra o Manchester City, foi anulado pela marcação, praticamente não criou nada e saiu no intervalo.
É óbvio que a estrela do Real Madrid irá para a Copa e como uma das grandes figuras do Brasil, ainda mais pelas mãos do técnico que o fez explodir na Europa. Mas, nos últimos meses, a fase está longe de ser boa. São 14 partidas consecutivas sem marcar, o que o deixa na mira da torcida merengue. Jornais da Espanha repercutiram as vaias que o camisa 7 ouviu, algo que tem se tornado habitual nas últimas semanas.
0:41
VEJA a reação de Vini Jr. ao ser substituído em Real Madrid x Betis
Assista à LALIGA, AO VIVO, pela ESPN no Plano Premium do DisneyPlus
São sete gols na temporada, mas é fato que o Pombo não conseguiu manter o bom início de temporada nos últimos jogos. Foram apenas dois tentos do começo de dezembro até agora. Passou em branco contra Crystal Palace, Brentford e Sunderland, quando o Tottenham não perdeu nenhuma, mas continuou empacado na metade da tabela. O camisa 9 da última Copa tem o apreço e a confiança de Ancelotti, mas os concorrentes ameaçam seu lugar.
4:58
Tottenham e Sunderland empatam em 1 a 1 pela Premier League; VEJA os melhores momentos
Assista à Premier League, AO VIVO, pela ESPN no Plano Premium do DisneyPlus


