Publicado em: 9 de janeiro de 2026

Nova frota articulada e de dois andares amplia operação elétrica no Red Movilidad; Diário do Transporte esteve no Chile em novembro de 2025, a convite da Mercedes-Benz, e constatou a forte presença de marcas chinesas
YURI SENA
A BYD Chile, em parceria com a operadora Metbus, concluiu a renovação de 950 ônibus 100% elétricos que já estão em operação no sistema de transporte público Red Movilidad, em Santiago. O marco reforça a posição da capital chilena como uma das principais referências mundiais em mobilidade urbana de emissão zero.
A nova etapa da frota inclui 94 ônibus elétricos articulados e 30 ônibus elétricos de dois andares, que já circulam em corredores de alta demanda do transporte público da cidade, utilizados diariamente por milhares de passageiros.
O Diário do Transporte, em novembro de 2025, a convite da Mercedes-Benz, visitou o sistema de transportes de Santiago e constatou a forte presença de marcas chinesas. A má conservação dos ônibus e a desorganização do trânsito chamaram a atenção
Relembre:
VÍDEO: Sistema Red da Região Metropolitana de Santiago, no Chile, sofre com ônibus mal conservados e passageiros reclamam dos serviços
O avanço foi celebrado em um evento realizado pela BYD e pela Metbus, que reuniu autoridades e representantes do setor, entre eles o ministro dos Transportes e Telecomunicações do Chile, Juan Carlos Muñoz; as ex-ministras Paola Tapia — atual diretora do Transporte Público Metropolitano — e Gloria Hutt; além da gerente nacional da BYD Chile, Tamara Berríos, e executivos da Associação Internacional de Transporte Público (UITP).
Durante a cerimônia, também foi simbolizada a retirada de circulação de um ônibus articulado a diesel, substituído por veículos totalmente elétricos, marcando a evolução tecnológica do sistema. Segundo Tamara Berríos, a conclusão da renovação representa um exemplo de cooperação entre indústria, operadores e poder público. Ela destacou ainda que o Chile passou a ser referência internacional em eletromobilidade aplicada ao transporte coletivo.
Desde 2017, os ônibus elétricos da BYD operados pela Metbus já percorreram mais de 230 milhões de quilômetros, evitando a emissão de aproximadamente 525 mil toneladas de dióxido de carbono (CO₂).
A incorporação de ônibus articulados e de dois andares integra uma estratégia voltada ao aumento da capacidade de transporte, eficiência operacional e redução de custos no longo prazo, mantendo a meta de emissão zero.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


