Publicado em: 10 de janeiro de 2026

Maykon Vinicius traz detalhes curiosos das linhas da cidade. De forma descontraída, informa e traz sacadas geniais: “Credo, você gosta de ônibus? – E você que gosta de homem casado e ninguém fala nada?”
ADAMO BAZANI E YURI SENA
Veja um dos perfis do entrevistado nas redes sociais
Que os transportes coletivos dizem muito de uma cidade, uma região, de um Estado, País e até das características de um povo, disso não há dúvidas.
Que os transportes coletivos, por falta de infraestrutura e de priorização, também viraram sinônimo de aborrecimentos, também não.
Mas que, apesar de tudo, no fundo, a população se identifica por meio do sistema de transportes públicos, tem uma “paixão enrustida” por ele, empatia e torce, cada vez mais isso se comprova também.
Prova disso são as publicações nas redes sociais do jovem criador de conteúdo e produtor de áudio e vídeo da Central Estúdios, Maykon Vinicius, de 30 anos, que diverte ao abordar de forma descontraída diversas características da cidade.
Morador da região do Grajaú, na zona Sul da capital paulista, Maykon Vinicius conversou com o Diário do Transporte.
Ele garante que os transportes coletivos estão entre os temas que mais causam engajamento, logo, identificação.
“Às vezes quando sinto que o engajamento da conta está caindo trago algo relacionado ao transporte público ou sobre a temática São Paulo, que ai não tem erro” – disse (A ENTREVISTA COMPLETA VOCÊ PODE LER ABAIXO DO VÍDEO).
Na última quinta-feira, 08 de janeiro de 2026, uma de suas postagens viralizou. E o tema? Os busólogos…que são as pessoas que gostam de ônibus. Reconhecem os modelos e anos de fabricação até pelo barulho do motor.
O jovem destacou as peculiaridades e até as características engraçadas dos busólogos, mas sem humilhar e desqualificar este gosto.
Muito pelo contrário, o vídeo tem sacadas geniais como: “Credo, você gosta de ônibus? – E você que gosta de homem casado e ninguém fala nada?”
Grande conhecedor do sistema de transportes da cidade de São Paulo, o jovem ao trazer as características das linhas de forma divertida traz informações e ajuda até mesmo a derrubar preconceitos e algumas narrativas anti-transporte público.
Um do exemplos é o que ele constantemente procura ressaltar, sem ser chapa-branca: apesar dos pesares, e das necessidades de melhorias, que são apontadas, a qualidade da frota dos ônibus do sistema SPTrans (São Paulo Transporte), na capital paulista, está entre as melhores do Brasil: a maioria tem ar-condicionado e quase a totalidade é acessível, com elevador e piso baixo. Os bancos têm estofamento, parte da frota é de motor traseiro, tem câmbio automático e conta com suspensão a ar. Os ônibus elétricos também ajudaram a qualificar a frota, muito embora, por causa dos problemas relacionados a infraestrutura, a eletrificação não avança como havia prometido pela prefeitura. Como desde 17 de outubro de 2022, as empresas não podem mais comprar ônibus a diesel novos, a frota envelhece e a tolerância de 10 anos de idade máxima subiu para 13 anos.
Maykon Vinicius garante que não é busólogo, apesar de conhecer as linhas, os modelos e ter até um de preferência: o Mondego, da Caio.
“Eu sei muito sobre ônibus, quando era adolescente era apaixonado pelo Mondego só não me considero busólogo porque não acompanho muito sobre o tema, hoje minha pegada é mais informativa então pesquiso muito para trazer conteúdos”
Veja um dos perfis do entrevistado nas redes sociais
ABAIXO DO VÍDEO, LEIA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA E, PARA QUEM NÃO CONHECE, UMA FOTO DE UM DOS MONDEGOS DA CIDADE DE SÃO PAULO – que são antigos e já estão deixando o sistema
1 – Você costuma retratar o cotidiano da cidade de São Paulo no seu perfil. Quando o assunto é transporte, o engajamento costuma ser maior do que em outros temas?
Depende, os assuntos que retratam o cotidiano costumam engajar mais, mas, às vezes quando sinto que o engajamento da conta está caindo trago algo relacionado ao transporte público ou sobre a temática São Paulo que ai não tem erro.
2 – Você demonstra bastante conhecimento sobre as linhas de ônibus da cidade. Você é usuário do transporte coletivo? De qual região você é?
Sou usuário do transporte público de São Paulo, mais especificamente na zona sul, moro próximo a região do Grajaú, Vila São José – Cidade Dutra.
3 – Como surgiu a ideia de “brincar” com o tema dos busólogos?
Eu não me considero busólogo, mas sim fã de mobilidade urbana, por falar muito de São Paulo e transporte público isso acaba esbarrando nos meios de transporte que a cidade mais tem que no caso é ônibus, inicialmente achei importante destacar os veículos responsáveis por movimentar a cidade, e acompanho isso desde os anos 2000 então quando se compara na tecnologia envolvida muita coisa pode ser falada em vídeo.
4- E, de forma direta: afinal, você é ou não é busólogo kkkk ?
Então, eu sei muito sobre ônibus, quando era adolescente era apaixonado pelo Mondego só não me considero busólogo porque não acompanho muito sobre o tema, hoje minha pegada é mais informativa então pesquiso muito para trazer conteúdos.
O ônibus modelo Caio Mondego, o preferido de Maycon, mas que por ser antigo, está deixando o sistema da cidade.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


