24 C
Rondonópolis
domingo, 11 janeiro - 19:14
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesEscolha de ônibus elétricos para as linhas do Paulistar da capital paulista...

Escolha de ônibus elétricos para as linhas do Paulistar da capital paulista tem aprovação de 100% dos passageiros, diz pesquisa da SPTrans


Operação deste tipo de veículo em outras partes do País, tanto em linhas especiais como em comuns também tem alto índice de avaliação positiva

ADAMO BAZANI

A escolha de ônibus elétricos para a operação das três linhas especiais voltadas para o lazer e cultura na cidade de São Paulo recebeu até 100% de aprovação dos passageiros.

É o que revela uma pesquisa de satisfação realizada pela gerenciadora de transportes da prefeitura, a SPTrans (São Paulo Transporte).

Segundo os resultados, a aprovação foi unânime nas Linhas Parques (Paulistar 2) e Lazer (Paulistar 3) e 97,32% na Linha Cultura (Paulistar 1).

A pesquisa foi feita entre 9 e 16 de novembro de 2025 com 252 entrevistados.

Como mostrou o Diário do Transporte na última quinta-feira, 08 de janeiro de 2026, a SPTrans informou que desde o lançamento, em setembro de 2025, até 04 de janeiro de 2026 (balanço consolidado mais recente), as três linhas já transportaram 23,9 mil passageiros.

Operando sempre aos domingos, são três trajetos específicos com partidas a cada 20 minutos entre 8h e 19h.

Como todos os outros serviços do sistema de transportes da cidade de São Paulo, não há cobrança de tarifa aos domingos.

Relembre:

Mas não foi apenas o Paulistar que teve alta aprovação pelo uso de ônibus elétricos. Pesquisas realizadas em outros sistemas de transportes em diferentes cidades também mostram a predileção da população por este tipo de ônibus.

Divulgada em dezembro de 2025 pela Prefeitura de Salvador, outra pesquisa 80% dos passageiros dos transportes da cidade disseram aprovar a ampliação da frota de ônibus elétricos na cidade.

Salvador conta, desde 2022, com oito ônibus elétricos com tecnologia nacional da empresa Eletra Industrial, plataformas Mercedes-Benz, carrocerias Caio e motores/baterias e inversores WEG na operação do sistema de corredores BRT (Bus Rapid Transit).

O dado foi apurado pela Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus, ferramenta desenvolvida pelo WRI Brasil a fim de coletar dados quantitativos referentes à percepção dos clientes do transporte coletivo por ônibus.

WRI é a sigla para World Resources Institute (Instituto de Recursos Mundiais), uma organização global de pesquisa que trabalha para melhorar a vida das pessoas, proteger a natureza e estabilizar o clima. O WRI Brasil é o braço brasileiro da instituição, que desenvolve estudos e soluções sustentáveis focadas em clima, florestas e cidades.

O mesmo instituto ouviu passageiros de Curitiba. A pesquisa, também divulgada em dezembro de 2025, revelou que 81,7% apoiam a adoção dos veículos elétricos nos transportes regulares.

ELÉTRICOS PODEM ABRIR NOVAS OPORTUNIDADES EM SISTEMA REGULARES DE TRANSPORTES URBANOS:

A presidente da Eletra Industrial, Milena Braga Romano, uma das fabricantes de ônibus elétricos no Brasil, em entrevista ao Diário do Transporte em dezembro de 2025, disse que este tipo de veículo gera novas opções de deslocamentos e oportunidades de rentabilidade e negócios dentro do próprio sistema regular de transporte público, tanto para os operadores privados como para os gestores públicos: *turismo urbano e atendimentos especiais*.

De acordo com Milena, justamente pelo fato de os ônibus elétricos serem mais confortáveis, se tornam ideais para passeios, linhas especiais e atendimentos nos quais, a menor geração de ruído e trepidação se torna um fator essencial.

*“É necessário agregar mais serviços aos transportes públicos como forma de ampliar as opções para os passageiros, melhorar a imagem dos serviços junto a sociedade e reverter as perdas acumuladas ao longo de décadas de usuários e de atratividade dos sistemas. Os ônibus elétricos são perfeitamente um dos caminhos para isso. Não emitem poluição e por serem silenciosos permitem com que as pessoas que estejam nos ônibus contemplem melhor as atrações e pontos turísticos ao longo dos trajetos”* – disse Milena, que cita alguns exemplos de serviços especiais com ônibus elétricos bem-sucedidos.

Além do Paulistar, Milena citou a linha especial Natalina de São Paulo, que ligou as principais atrações de Natal e o comércio do centro da cidade,  e o transporte, em Belém, durante a COP30 [Conferência nas Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas], autoridades e pessoas credenciadas do evento foram transportadas em 15 trajetos especiais para a Blue Zone – área de tomada de decisões.

Relembre:

A PESQUISA DA SPTRANS:

A Prefeitura ainda destacou que o índice de satisfação com os serviços foi considerado alto.

De acordo com a gestão municipal, uma pesquisa de opinião conduzida pela SPTrans, apontou que o Paulistar recebeu 100% de aprovação dos usuários entrevistados, em todas as três linhas. O levantamento, realizado entre 9 e 16 de novembro de 2025 com 252 entrevistados, mostrou alto índice de satisfação em vários atributos:

Conforto / Lotação da viagem: 98,8% de satisfação.

Atendimento do motorista / cobrador: 97,6% de satisfação.

Segurança pessoal: 97,2% de satisfação.

O uso da tecnologia de ônibus elétricos também teve aprovação quase unânime, atingindo 100% nas Linhas Parques e Lazer e 97,32% na Linha Cultura.

O perfil de quem utiliza o serviço é predominantemente feminino (55,1%), com alta escolaridade (61,1% com superior completo) e idade média de 41 anos. A maioria dos entrevistados (74,6%) mora na cidade de São Paulo, mas foi registrada a presença de passageiros do interior de SP, de outros 16 estados brasileiros e de outros países, como Argentina, Chile, Portugal e Coreia do Sul.

LINHAS DO PAULISTAR:

Linha Paulistar 1 – Circuito Cultura: parte do Terminal Parque D. Pedro II em direção ao Parque da Luz, passando por pontos centrais como Museu da Língua Portuguesa, Theatro Municipal, Pinacoteca, Pateo do Collegio, Mercadão, Praça da República e bairros da Liberdade e Bixiga.

Linha Paulistar 2 – Circuito Parques: liga o Parque da Independência, onde se encontra o Museu do Ipiranga, ao Parque Ibirapuera, com passagem pelo Parque da Aclimação. O trajeto inclui ainda referências como o Museu de Zoologia da USP e o Sesc Vila Mariana.

Linha Paulistar 3 – Circuito Lazer: tem ponto de partida no Pacaembu e destino no Paraíso, atendendo também o Parque Ibirapuera. A rota conecta a região da Avenida Paulista, com paradas próximas ao MASP, Casa das Rosas e Japan House, integrando áreas de esporte, cultura e lazer da cidade.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments