Publicado em: 11 de janeiro de 2026

Atualização anual é obrigatória e pode ser realizada pelo app Sou Recargas ou na Agência de Transporte Coletivo
YURI SENA
Os estudantes que utilizam o transporte coletivo em Palmas (TO) precisam realizar a renovação do cadastro estudantil para o ano letivo de 2026. O procedimento é obrigatório para garantir o uso do benefício da meia tarifa e exige a apresentação de uma declaração escolar válida.
A atualização pode ser feita de forma digital, por meio do aplicativo Sou Recargas, ou presencialmente na sede da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP). O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30. De acordo com a ATCP, todas as pessoas que estiverem no local até esse horário serão atendidas, mesmo que o serviço se estenda até as 18h.
Para renovar o cadastro pelo aplicativo, o estudante deve selecionar a cidade de Palmas, acessar a opção “Solicitação de cartão”, escolher a categoria estudante e preencher os dados solicitados. Em seguida, é necessário utilizar a função “Emitir/Renovar cartão” e anexar a declaração estudantil referente ao ano letivo de 2026.
O cartão estudantil tem validade anual e, caso não seja renovado, é automaticamente bloqueado. Se houver saldo disponível, ele poderá ser utilizado normalmente após a regularização e reativação da carteirinha.
Já os estudantes que não estiverem matriculados em 2026 e não realizarem a renovação devem comparecer à sede da ATCP para verificar a existência de saldo remanescente. A Sancetur – Santa Cecília Turismo Ltda, concessionária responsável pela operação do transporte coletivo na capital, será responsável por apurar os valores e estabelecer um prazo para a utilização do saldo com direito à meia tarifa.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


