Publicado em: 14 de janeiro de 2026

Foram 195 ônibus elétricos emplacados em 2025, em diferentes regiões do país; volume mais do que quadruplicou em relação a 2024
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A BYD encerrou 2025 com um total de 195 veículos emplacados, o que representa um crescimento expressivo em comparação aos 47 ônibus em 2024, segundo dados divulgados pela Fenabrave.
A nova linha de ônibus elétricos urbanos da empresa é equipada com baterias Blade, que oferecem maior autonomia e elevados padrões de segurança, garantindo a redução do custo total de operação para os operadores.
Os resultados se refletem na crescente adoção dos modelos da BYD por sistemas de transporte urbano em diferentes regiões do país. São Paulo lidera esse movimento, com mais de 260 veículos da marca em operação.
“Esse crescimento expressivo comprova que a mobilidade elétrica já é uma realidade consolidada no transporte público brasileiro”, afirma Marcello Schneider, diretor de veículos comerciais e solar da BYD Brasil. “Quadruplicar nossos emplacamentos em um único ano vai além de um resultado comercial: é o reconhecimento, por parte do mercado, da confiabilidade da tecnologia da BYD, da robustez dos nossos produtos e da nossa capacidade de entregar soluções completas que atendem às necessidades reais das cidades”.
De acordo com os dados divulgados pela Fenabrave, a companhia encerrou 2025 na terceira posição no acumulado de ônibus elétricos emplacados no Brasil, com 195 unidades, frente às 47 registradas em 2024.
Além da redução significativa das emissões de CO₂ e de poluentes, os ônibus elétricos da BYD contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades, com menor nível de ruído e maior eficiência energética.
Esse avanço também é impulsionado pela operação da fábrica da BYD em Campinas (SP), referência na produção de chassis de ônibus elétricos no país. Em 2025, a unidade atingiu a marca de 600 chassis produzidos.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte


