Publicado em: 26 de janeiro de 2026

Grupo diz que pagamentos estão atrasados e quer retorno de 57 operadores descredenciados. Governo do Estado prometeu analisar
ADAMO BAZANI
Colaborou Vinícius de Oliveira
Motoristas e proprietários de van do serviço Ligado, destinado a alunos com limitações severas de locomoção, na Grande São Paulo, fizeram nesta segunda-feira, 26 de janeiro de 2026, uma manifestação em frente a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), com cerca de 60 veículos, seguindo depois para a sede do governo paulista.
O grupo alega que há pagamentos atrasados por parte do Governo do Estado de São Paulo, responsável pela gestão dos serviços e contratação dos operadores.
O gerenciamento passou em julho de 2025 para a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEDUC). Antes, a responsabilidade era da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).
Os representantes do grupo ainda dizem que pode faltar vans para todos os estudantes que necessitam do serviço especial e pedem que sejam recontratados 57 operadores, desligados por falta de contrato.
Outra reivindicação é a manutenção do segundo carro de todos os credenciados.
O ato desta segunda-feira (26) foi organizado pela Asseoesp, entidade que tem sede em São Bernardo do Campo (SP), e representa operadores.
De acordo com um dos representantes da categoria, operador credenciado, Rodrigo Borja, a questão é urgente porque com o retorno às aulas, é necessário garantir a manutenção dos serviços integramente para quem já era atendido e também novas solicitações.
Segundo Borja, proprietário de uma destas vans, ao Diário do Transporte, o Governo do Estado prometeu dar uma resposta até esta terça-feira (27).
“Saímos de lá com muita fé e esperança de que tudo será resolvido da melhor forma para operadores, para o próprio Governo São Paulo e, o principal, para as crianças e usuários atendidos pelo programa SEC LIGADO. O Chefe da Casa Civil disse que o Governo olha por nós com muito carinho e preocupação” – disse.
“Ninguém presta o serviço que prestamos com tanto amor, dedicação e profissionalismo com aprovação de 97% pelos usuários. E isso pesa muito ao nosso favor” – complementou.
O Serviço Especial de Transporte – SEC Ligado atua para a inclusão social de pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida. Criado em 2009 na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e expandido para a Região Metropolitana de Campinas (RMC) em 2012, o serviço tem como objetivo atender alunos da Rede Regular de Ensino (REE) e de instituições credenciadas e conveniadas.
São, no estado, mais de 600 vans em operação.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


