Publicado em: 27 de janeiro de 2026

Ação em comunidades da Zona Norte terminou com sete presos, apreensão de armas e interrupção temporária do transporte
YURI SENA
Uma ação da Polícia Militar realizada na tarde desta terça-feira, 27 de janeiro de 2026, resultou em impactos significativos na circulação viária e no transporte público em Madureira e bairros do entorno, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Durante a operação, nove ônibus foram atravessados na Avenida Ministro Edgard Romero, interrompendo o tráfego como reação à presença policial nas comunidades próximas.
A ofensiva foi conduzida por equipes do 9º BPM (Rocha Miranda) em áreas conhecidas como morros da Congonha, Cajueiro, Terço e Faz Quem Quer, abrangendo trechos de Madureira, Turiaçu e Rocha Miranda. Segundo a corporação, houve confronto e sete suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas foram detidos.
A Polícia Militar informou que a ação faz parte de uma estratégia voltada à retirada de barricadas instaladas por criminosos para dificultar o acesso das forças de segurança. Durante a operação, três armas de fogo foram apreendidas e grandes volumes de materiais usados como obstáculos foram removidos das vias.
O bloqueio da avenida causou a paralisação temporária de quatro linhas do sistema BRT, que ficaram fora de operação por cerca de meia hora. Após a liberação da via, a circulação foi restabelecida gradualmente no fim da tarde.
Ainda durante a ação, policiais do Grupamento de Ações Táticas localizaram e libertaram um motorista de aplicativo que era mantido sob ameaça em uma das comunidades da região.
A PM informou que o policiamento permanece intensificado, com reforço de batalhões especializados, para garantir a segurança e evitar novos bloqueios. Os presos e os materiais apreendidos foram encaminhados à 29ª DP (Madureira), onde o caso foi registrado e segue sob investigação.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


