São Paulo e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira (28), às 21h30 (de Brasília), no Morumbis, em jogo válido pela 1ª rodada do Campeoanto Brasileiro. De diferentes maneiras, as duas equipes chegam para o confronto em um momento turbulento.
A crise no Tricolor é mais séria. Em meio à renúncia do presidente Júlio Casares, mudanças na direção de futebol e a crise administrativa do clube, o time de Hernán Crespo está colado na zona de rebaixamento do Campeonato Paulista.
O São Paulo é o 14º do Paulistão, com os mesmos quatro pontos do Noroeste, 15º e primeiro time na zona de rebaixamento. No estadual paulista, os dois últimos colocados caem para a segunda divisão de maneira direta.
Para o Tricolor, porém, ainda restam três partidas para tentar se afastar do ‘Z-2’ e tentar a classificação ao mata-mata. Do outro lado, a crise do Flamengo se deve apenas ao Campeonato Carioca.
O Rubro-Negro de Filipe Luís, que tomou a decisão de iniciar o estadual com a equipe sub-20 e passou a usar mais titulares nas últimas duas partidas (dois clássicos), é o 5º colocado do Grupo B.
No estadual do Rio de Janeiro, que é dividido em dois grupos com seis equipes cada, as quatro primeiras se classificam e as duas últimas de cada um vão para o quadrangular do rebaixamento.
No quadrangular, as equipes posicionadas por sorteio dentro de um grupo, onde todos vão se enfrentar em partidas de ida e volta – ao todo, seis jogos para cada. O time que terminar em último é rebaixado.
Para escapar dessa fase e garantir uma vaga no mata-mata, o Flamengo precisa vencer o Sampaio Corrêa na partida que lhe resta e secar os adversários do seu grupo.
O Madureira é o segundo colocado, com 6 pontos, e o Boavista é o terceiro, também com 6 pontos. Já o Nova Iguaçu é o quarto, com 5 pontos, e o Maricá é o sexto, com 3 pontos. Todos têm mais dois jogos para disputar.
O Flamengo ainda tem pela frente a primeira disputa de título do ano: a Supercopa do Brasil, neste domingo (1º), no Mané Garrincha, em Brasília, contra o Corinthians.


