Publicado em: 28 de janeiro de 2026

Autoatendimento passa a aceitar pagamentos instantâneos em terminais e estações
ARTHUR FERRARI
Os equipamentos de autoatendimento da Riocard Mais passaram a aceitar pagamento por Pix para compra e recarga de cartões de transporte. A funcionalidade já está disponível em 225 máquinas distribuídas em estações de metrô, trem, barcas e BRT, além de todas as lojas da operadora no estado do Rio de Janeiro (RJ).
A nova forma de pagamento pode ser utilizada nos cartões dos tipos Expresso e Vale-transporte. Com a adoção do Pix, o processo de recarga foi simplificado, com tempo médio de conclusão de cerca de um minuto e emissão de comprovante impresso ao final da operação. Os valores seguem os limites estabelecidos de acordo com cada modal de transporte. As máquinas continuam aceitando pagamentos em dinheiro, cartões de débito e crédito.
Segundo os dados divulgados, mais de 100 mil transações já foram realizadas por meio do Pix desde o início da implementação. O projeto prevê a atualização de 225 equipamentos em toda a rede de atendimento. Nas barcas, a implantação já foi concluída.
No sistema metroviário, o pagamento por Pix está disponível nas estações Botafogo, Cardeal Arcoverde, Carioca, Cinelândia, General Osório, Irajá, Jardim Oceânico, Pavuna e Uruguaiana. Nos trens, a opção foi liberada nas estações Central do Brasil, Deodoro e Maracanã. No BRT, a prioridade inicial foi dada aos terminais das estações Galeão e Gentileza.
O cartão Riocard Mais é utilizado em mais de 80 cidades do estado e segue aceito no transporte municipal da cidade do Rio de Janeiro (RJ) para usuários do Bilhete Único Intermunicipal.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte


