Publicado em: 28 de janeiro de 2026

Trens circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada das 7h26 às 11h20
ARTHUR FERRARI
Os passageiros que utilizam a linha 7-Rubi de trens metropolitanos em São Paulo, operada pela concessionária TIC Trens, nesta quarta-feira, 28 de janeiro de 2026, foram prejudicados por uma falha no sistema de energia entre 7h26 e 11h20, quando os trens circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada.
O trecho mais afetado foi entre as estações Franco da Rocha e Jundiaí. Estações ficaram lotadas e passageiros precisaram esperar mais que o habitual pelas composições.
O Diário do Transporte procurou a TIC Trens, que disse por meio de nota que devido às fortes chuvas de terça-feira (27), um raio atingiu o sistema de rede aérea e danificou um equipamento que fixa os fios responsáveis pelo fornecimento de energia aos trens.
Ainda segundo a concessionária, a operação não foi imediatamente afetada na terça pois os para-raios do sistema atuaram e reduziram os efeitos da descarga elétrica, evitando danos de maior proporção, porém, como o componente acabou sendo comprometido, se rompeu posteriormente, nesta manhã, com a movimentação dos trens.
Notas da TIC Trens na íntegra
Normalização – 11h20
A Linha 7-Rubi opera normalmente desde às 11h20 desta quarta-feira. Devido às fortes chuvas desta terça-feira (27), a queda de um raio atingiu o sistema de rede aérea da Linha 7-Rubi e danificou um equipamento responsável pela fixação dos fios que fornecem energia aos trens. Os para-raios do sistema atuaram de forma a reduzir os efeitos da descarga elétrica e evitar danos de maior proporção, porém o componente acabou sendo comprometido e se rompeu posteriormente com a movimentação dos trens.
Desde às 7h26 desta quarta-feira (28), os trens operaram com maiores intervalos entre as estações Franco da Rocha e Jundiaí. Os passageiros foram orientados por meio de avisos sonoros nos trens e estações, além do apoio de Agentes de Atendimento e Segurança.
Falha – 77h26
Devido a uma falha no sistema de energia, os trens da Linha 7-Rubi operam com maiores intervalos entre as estações Franco da Rocha e Jundiaí. Os passageiros estão sendo orientados por meio de avisos sonoros nos trens, estações e por Agentes de Atendimento e Segurança nas estações. Técnicos da TIC Trens atuam para efetuar a normalização o mais breve possível.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte


