18.7 C
Rondonópolis
sábado, 27 junho - 05:50
Publicidade
HomeTransportesGoverno de Pernambuco deve abrir consulta pública para concessão do Metrô do...

Governo de Pernambuco deve abrir consulta pública para concessão do Metrô do Recife

[ad_1]

Imagem meramente ilustrativa

Estado também prevê concessão das linhas de ônibus da Região Metropolitana

YURI SENA

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), anunciou na noite desta sexta-feira, 30 de janeiro de 2026, que o governo estadual irá abrir uma consulta pública para discutir a concessão do Metrô do Recife.

A declaração foi feita durante discurso que antecedeu a assinatura da ordem de serviço para as obras de dragagem do canal de acesso do Porto do Recife.

Segundo a governadora, a iniciativa faz parte das medidas voltadas à reestruturação do sistema metroviário da capital pernambucana. No último dia 16 de janeiro, Raquel Lyra esteve reunida com o ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), ocasião em que foi informado que as obras de requalificação da infraestrutura do metrô devem ter início em até 30 dias.

Durante o encontro, o ministro anunciou a destinação de R$ 500 milhões em investimentos de curto prazo para a recuperação do sistema.

De acordo com o Ministério das Cidades, os recursos serão aplicados para enfrentar problemas estruturais e operacionais do transporte metroviário, que apresenta dificuldades para manter um serviço adequado aos usuários.

No mesmo discurso, a governadora também anunciou que o governo estadual pretende lançar a concessão das linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife. A proposta, segundo ela, tem como objetivo promover melhorias na operação e na qualidade do transporte coletivo oferecido à população.

Ainda não foram divulgados detalhes sobre os prazos da consulta pública nem sobre o modelo de concessão que será adotado para o metrô e para o sistema de ônibus.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Artigos Relacionados