Publicado em: 2 de fevereiro de 2026

Estrutura do Eixo Anhanguera amplia capacidade para 50 mil passageiros por dia e passa a contar com ônibus elétricos
YURI SENA
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, entregou na sexta-feira (30) a nova estrutura do Terminal Praça A do Eixo Anhanguera, no bairro Campinas, em Goiânia, após uma reconstrução completa que recebeu investimento de R$ 29 milhões.
Como noticiou o Diário do Transporte, direto do evento, houve a entrega de 21 novos ônibus elétricos e da maior estação de recarga de veículos elétricos para transporte público do Brasil, instalada na garagem da Metrobus.
Relembre:
Veja mais vídeos das primeiras manobras na entrega dos maiores ônibus elétricos biarticulados no maior eletroposto que se tornam realidade com Volvo, Marcopolo e Nansen – Diário do Transporte está no BRT de Goiânia
Com as obras, a área construída do terminal passou de 1.941,60 metros quadrados para 5.541,76 metros quadrados, aumentando significativamente a capacidade de atendimento, que agora pode chegar a até 50 mil passageiros por dia.
Durante a entrega, o governador destacou os avanços ambientais e tecnológicos do sistema de transporte coletivo. “Os usuários passam a contar com os ônibus mais modernos do mundo, com a menor emissão de gás carbônico no transporte público do Brasil”, afirmou Caiado. Ele também ressaltou as parcerias entre o Governo de Goiás, os municípios da Região Metropolitana de Goiânia e o setor empresarial, que possibilitaram a manutenção da tarifa congelada desde 2019, no valor de R$ 4,30. “Apostamos na qualidade e garantimos um valor acessível à população”, completou.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, enfatizou o impacto do novo modelo adotado no estado. “Hoje temos o melhor transporte coletivo do Brasil. Pessoas de todo o país vêm conhecer esse sistema”, afirmou.
Os veículos entregues passam a integrar o BRT Leste-Oeste Anhanguera. A nova frota é composta por cinco ônibus elétricos biarticulados, com 28 metros de comprimento e capacidade para até 250 passageiros, além de 16 ônibus articulados, que comportam até 180 pessoas cada.
O presidente da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), Murilo Ulhoa, anunciou ainda que outros 100 ônibus elétricos devem ser incorporados ao sistema até o fim deste ano, ampliando a frota sustentável em operação na capital e região metropolitana.
Novidades foram apresentadas pelo governador Ronaldo Caiado. Diário do Transporte conheceu estrutura no local.
Relembre:
VÍDEO: Governo de Goiás promete maior frota de biometano com primeiro articulado chegando em dois meses. Eletrificação continua
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


