23.3 C
Rondonópolis
terça-feira, 3 fevereiro - 22:01
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesNova grade da SuperVia encurta espera por trens e acelera deslocamentos no...

Nova grade da SuperVia encurta espera por trens e acelera deslocamentos no ramal Belford Roxo, no Rio de Janeiro


Alterações entram em vigor nos picos e também atingem a operação entre Gramacho e a Central do Brasil a partir de terça-feira (03)

ARTHUR FERRARI

A circulação de trens nos ramais Belford Roxo (RJ) e Saracuruna passa por mudanças a partir desta terça-feira (3), com a adoção de uma nova programação nos períodos de maior demanda. A SuperVia informou que os ajustes valem para os horários de pico da manhã, entre 6h e 8h, e da tarde, das 17h às 19h, e têm como objetivo reduzir intervalos e tornar as viagens mais rápidas.

No ramal Belford Roxo, a principal alteração será a diminuição do intervalo médio entre as composições, que cai de 23 para 15 minutos durante as faixas de maior movimento. Já no ramal Saracuruna, os trens que operam no trecho entre Gramacho e a estação Central do Brasil terão intervalo de 12 minutos por um período maior, com início antecipado para 5h45.

Segundo a concessionária, as mudanças foram definidas a partir de estudos de demanda e de intervenções realizadas na infraestrutura, além de estarem relacionadas ao aporte feito pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), no acordo de transição firmado em dezembro do ano passado.

“O passageiro vai perceber que as viagens no ramal Belford Roxo terão uma redução de até 5 minutos no tempo total da viagem. Conseguimos ampliar de 66 para 76 o número de viagens diárias nesse ramal”, explica Uascar Carvalho, diretor de Operações e Manutenção da SuperVia.

A empresa informou ainda que o novo esquema será acompanhado diariamente para eventuais ajustes. A execução integral da grade, no entanto, depende da ausência de fatores externos que possam afetar a operação, como furtos de cabos e atos de vandalismo contra equipamentos do sistema.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments