26.4 C
Rondonópolis
quinta-feira, 12 fevereiro - 18:45
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesCarnaval tem metrô 24h e esquema ampliado para deslocamento ao Anhembi em...

Carnaval tem metrô 24h e esquema ampliado para deslocamento ao Anhembi em São Paulo (SP)


Estrutura inclui ônibus gratuitos, monitoramento por drones e reforço operacional entre 13 e 16 de fevereiro

ARTHUR FERRARI

O Metrô de São Paulo (SP) adotará um esquema especial de funcionamento durante o Carnaval, entre sexta-feira (13) e segunda-feira (16), com operação ininterrupta em períodos estratégicos da madrugada, reforço de equipes e apoio ao deslocamento de passageiros para o Sambódromo do Anhembi.

Na virada de sexta-feira (13) para sábado (14), o sistema operará 24 horas. Durante a madrugada, as estações Portuguesa-Tietê, da Linha 1-Azul, e Palmeiras-Barra Funda, da Linha 3-Vermelha, permanecerão abertas para embarque e desembarque. As demais estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata funcionarão apenas para desembarque, com possibilidade de transferências entre todas as linhas metroviárias.

Já na madrugada de sábado (14) para domingo (15), todas as estações estarão abertas tanto para embarque quanto para desembarque. Também haverá integração com as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, operadas por concessionárias.

Na virada de domingo (15) para segunda-feira (16), o modelo será semelhante ao adotado na sexta-feira: embarque liberado apenas nas estações Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda durante toda a madrugada, enquanto as demais funcionarão exclusivamente para desembarque, mantendo-se as transferências entre as linhas.

Para facilitar o acesso ao Sambódromo do Anhembi, ônibus gratuitos do serviço Atende, da Prefeitura, partirão das estações Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda a partir das 18h e circularão durante todo o período dos desfiles, com frequência ajustada à demanda.

O plano operacional prevê ampliação do efetivo nas estações, reforço de segurança e de equipes de tráfego, além de aumento no número de funcionários nas bilheterias e nos equipamentos de autoatendimento. Haverá plantão técnico permanente e acompanhamento em tempo real pelo Centro de Controle de Segurança, com apoio de drones para monitoramento do fluxo de pessoas.

A companhia também informou que serão instaladas lixeiras extras, disponibilizados kits de primeiros socorros e posicionadas viaturas em pontos estratégicos próximos às áreas de maior concentração de público. Estão previstos bolsões de segurança, direcionamento de fluxo e acessos específicos para entrada e saída nas estações situadas na região central e nas imediações dos desfiles e blocos.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments