Publicado em: 14 de fevereiro de 2026

Sistema atende cerca de 430 mil passageiros por mês, mas ainda tem 30% dos pagamentos realizados em dinheiro
ARTHUR FERRARI
O transporte coletivo urbano de Caraguatatuba (SP) movimenta, em média, 430 mil passageiros por mês. Dados da administração municipal indicam que 47% dos usuários utilizam o Cartão SOU (Sistema de Ônibus Urbano) para pagamento da tarifa. Outros 30% ainda realizam o pagamento em dinheiro, enquanto 23% embarcam por meio de gratuidades previstas em lei.
Para quem utiliza o cartão eletrônico, o valor da passagem é de R$ 4,60. O sistema permite integração temporal no intervalo de até 90 minutos entre viagens, desde que o embarque seguinte ocorra no mesmo sentido do deslocamento inicial.
“Pelo cartão a passagem sai a R$4,60 com direito a integração temporal, ou seja, no prazo de 90 minutos a segunda viagem é gratuita, desde que o embarque seja para o mesmo sentido da viagem inicial”, ressalta o chefe da Área de Transporte e Trânsito, Wagner Leandro da Silva.
A emissão da primeira via do cartão é gratuita. O pagamento é feito por aproximação no validador instalado nos ônibus. A recarga pode ser realizada pelo aplicativo SOU Recargas, disponível para sistemas Android e iOS, ou em 22 pontos físicos distribuídos pelo município.
A solicitação do cartão deve ser feita presencialmente no guichê da empresa localizado na Rodoviária de Caraguatatuba, na Avenida Brasília, s/nº, bairro Jardim Jaqueira, mediante apresentação de documento de identidade.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte


