Publicado em: 19 de fevereiro de 2026

No domingo, intervalo do Expresso Aeroporto será de 1h durante toda a operação
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Neste final de semana, 21 e 22 de fevereiro de 2026, as linhas da CPTM têm mudanças nas operações durante obras de manutenção ao longo da via férrea.
Confira o que muda:
Sábado (21)
Linha 10-Turquesa
- Das 23h até o fim da operação comercial, os trens circulam pela plataforma 1 nas estações Ribeirão Pires e Guapituba, para serviços de manutenção preventiva em Aparelhos de Mudança de Via (AMVs).
Linha 11-Coral
- Das 21h até meia-noite, a linha funciona em dois loops: Palmeiras-Barra Funda-Jundiapeba e Estudantes-Jundiapeba. Os passageiros precisam desembarcar na estação Jundiapeba para seguir viagem em qualquer um dos dois sentidos da linha. Neste mesmo período, o embarque e o desembarque devem ser feitos pela plataforma 1 nas estações Suzano e Calmon Viana.
- Das 23h30 até o fim da operação comercial, entre Jundiapeba, Braz Cubas, Mogi das Cruzes e Estudantes, os trens prestam serviço pela plataforma 2. As mudanças são necessárias para serviços de restauração da torre que fica localizada próximo à plataforma 04 da Estação da Luz.
Linha 12-Safira
- Das 21h à meia-noite, os passageiros devem utilizar a plataforma 2 nas estações Calmon Viana e Aracaré, para transporte de carga de materiais inservíveis.
Domingo (22)
Linha 11-Coral
- Das 4h às 20h, o trecho entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera estará interrompido. Os passageiros têm a alternativa de utilizar a conexão com a Linha 3-Vermelha de Metrô. Durante esse horário, o embarque e o desembarque serão feitos pela plataforma 1 nas estações José Bonifácio, Dom Bosco e Corinthians-Itaquera.
- Entre 8h e 17h, os trens não circulam entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda e a opção é usar os trens da Linha 10-Turquesa. Aqui, haverá a execução de serviços em aparelhos de mudança de via (AMVs), com substituição de jacaré, agulha e trilho de encosto.
Linha 12-Safira
- Durante toda a operação de domingo (4h à meia-noite), os trens vão circular pela plataforma 1 nas estações Itaim Paulista e Jardim Romano.
- Entre 4h e 8h, o embarque e o desembarque acontecem pela plataforma 2 nas estações Aracaré e Calmon Viana, para substituição de cabos de cobre por alumínio na rede aérea.
Serviço Expresso Aeroporto
- O intervalo do Expresso Aeroporto será de 1h durante toda a operação.
- Das 8h às 17h, os trens chegam e partem da Estação da Luz, sem seguir até a Estação Palmeiras-Barra Funda. Serão realizadas a interligação nos cabos de comando, comunicação e testes nas chaves seccionadoras.
Os colaboradores estarão à disposição para auxiliar os passageiros nos seus deslocamentos. Todas as mudanças na operação estão sendo informadas aos passageiros por avisos sonoros, painéis eletrônicos e sinalização no local. É possível também acompanhar pelas redes sociais da companhia e esclarecer dúvidas pelos canais de atendimento: Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte


