Publicado em: 21 de fevereiro de 2026

Operações experimentais são entre 17h30 e 00h. Início é marcado por sucessivos atrasos e promessas não cumpridas
ADAMO BAZANI
O Aeromóvel que liga os terminais 1,2 e 3 do Aeroporto Internacional de São Paulo, na cidade de Guarulhos, na região metropolitana, finalmente começou a operar com o público em geral nesta sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026, mas em horário reduzido.
As operações experimentais são entre 17h30 e 00h, segundo a concessionária do aeroporto GRU Airport.
Até então, o transporte era somente feito para funcionários.
Este início de operação é marcado por sucessivos atrasos e chegou a ser anunciado para 2023 e 2024, o que não ocorreu.
Os trens de pequeno porte circulam em vigas a 11 metros do solo e têm capacidade para 200 pessoas cada, mas agora, ainda não é plena, com previsão de transporte de 500 pessoas neste período. Quando estiver totalmente viável, o sistema deve atender dois mil passageiros por hora.
O trajeto tem 2,7 km e deve ser cumprido em seis horas.
Os horários serão ampliados gradativamente, mas sem previsão ainda. As operações com ônibus seguem normalmente entre os três terminais até a consolidação total do sistema.
Como mostrou o Diário do Transporte, em 15 de janeiro de 2026, passageiros, que eram funcionários do aeroporto, foram obrigados a desembarcar de uma das composições e a caminhar, debaixo de chuva, sobre as vias elevadas.
Na ocasião, a companhia operadora informou que houve uma parada de emergência por causa do volume de chuva, mas negou descarrilamento.
Relembre:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


