Líder da Premier League com 53 pontos, o Arsenal, que vem de dois empates seguidos e vê o Manchester City crescer na briga pelo título, tem clássico contra o Tottenham neste domingo (22), a partir das 13h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo no plano premium do Disney+.
Sem perder para o rival desde 2022, o time de Mikel Arteta obteve também uma grande vitória fora dos gramados sobre o oponente. Em agosto de de 2025, os Gunners acertaram com Eberechi Eze, que na época estava no Crystal Palace, por 58 milhões de euros (R$ 433 milhões).
Mas como o Arsenal conseguiu contratar Eze em menos de 48 horas depois de o jogador e o Crystal Palace terem chegado a um acordo justamente para a sua transferência para o Tottenham?
Nenhum dos clubes se mostrou disposto a pagar o total da cláusula de rescisão, equivalente a 68 milhões de libras, mas a abordagem nos bastidores era diferente. No Arsenal, Arteta tinha o receio de perder Ethan Nwaneri, jovem de 18 anos que ainda não havia renovado, e sabia que era preciso adicionar novos jogadores ao elenco para aumentar a chance de brigar pelo título inglês.
O Tottenham, por sua vez, fez todo o trabalho árduo nos bastidores e recebeu a sinalização de que Eze estava disposto a se transferir. O Palace, porém, não finalizou o negócio pois queria o camisa 10 disponível para o jogo de ida dos playoffs da Conference League, contra o Fredrikstad.
Por respeito à situação — principalmente pelo status icônico de Eze no Palace e pela chance de jogar em casa na Europa em sua última partida —, o Tottenham concordou em esperar. Mas as circunstâncias começaram a conspirar contra eles.
Apesar de ter renovado o contrato de Nwaneri por cinco anos, o Arsenal se viu novamente no mercado por causa da lesão de Kai Havertz. Sem saber ao certo quanto tempo ficaria sem o alemão, o clube decidiu sondar a situação do camisa 10 do Palace. Assim, certos de que Eze era torcedor do Arsenal desde criança, os Gunners agiram, liderados pelo diretor esportivo Andrea Berta e pelo vice-presidente Tim Lewis.
O Arsenal pôde usar a oferta do Tottenham como referência para o Crystal Palace, e o negócio avançou rapidamente em poucas horas. Assim que o jogador manifestou sua preferência pelo Arsenal, o Tottenham desistiu da negociação, e um novo capítulo na história da rivalidade entre os clubes do norte de Londres foi criado.
Barcelona, muita Premier League e jogão pelo Italiano:
O domingo no Disney+ vai muito além do clássico de Londres entre Arsenal e Tottenham. As emoções começam cedo. A partir das 8h30 (de Brasília) acontece o duelo entre Genoa x Torino pelo Campeonato Italiano. Às 10h, é a vez de LALIGA com Getafe x Sevilla.
A partir das 11h começam três partidas da Premier League. São elas: Crystal Palace x Wolverhampton, Nottingham Forest x Liverpool e Sunderland x Fulham. Ainda às 11h é hora de jogão pelo Italiano entre Atalanta x Napoli. Às 12h15, LALIGA volta para ação com o Barcelona, que recebe o Levante.
Às 14h é a vez de mais um gigante italiano, o Milan, ir a campo contra o Parma. Para os fãs de basquete, às 15h, acontece o confronto entre Cleveland Cavaliers x Oklahoma City Thunder e, às 17h30, tem Denver Nuggets x Golden State Warriors.
Para fechar o dia, a partir das 19h15, Vélez Sarsfield e River Plate se encaram em jogão pelo Argentino.


