Publicado em: 13 de dezembro de 2024
Promotor Moacir Tonani Junior cita na portaria de inquérito civil que obras já apresentaram acidentes anteriores e oficia IPT, Bombeiros e Defesa Civil
ADAMO BAZANI
Colaborou Vinícius de Oliveira
O 6º Promotor de Justiça de Habitação e Urbanismo, Moacir Tonani Junior, do Ministério Público de São Paulo, instaurou nesta sexta-feira, 13 de dezembro de 2024, um inquérito civil para investigar o acidente nas obras da futura estação Bela Vista, da linha 6-Laranja de Metrô.
Como mostrou o Diário do Transporte, segundo a concessionária responsável pela construção e posterior operação da linha, quando a tuneladora Sul (Tatuzão) passou pelo local, ocorreu um deslizamento de terra.
Parte de uma construção de um antigo teatro desapropriado para as obras desabou.
Ninguém se feriu. Imagens obtidas pelo Diário do Transporte mostram o momento do desabamento da estrutura e também da passagem do tatuzão pelo local. O túnel foi tomado por lama.
TATUZÃO:
DESMORONAMENTO SUPERIOR:
A Linha Uni disse que ninguém se feriu e que nem o túnel e nem o tatuzão foram danificados.
Relembre:
Num prazo de 10 dias, o Governo do Estado, por meio da Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões de Serviços Públicos (CMCP) terá de enviar documentos e esclarecimentos sobre as obras, como quais providências já foram, estão e serão tomadas.
Já as secretarias de Transportes Metropolitanos e de Parcerias e Investimentos – “SPI” terão de mandar: (a) cópia do contrato da Parceira Público Privado celebrado para a construção da Linha 6 – Laranja do Metrô; (b) cópia do projeto da obra da linha 6 – Laranja, especificamente do trecho onde ocorreu o incidente; (c) encaminhamento de todos os relatórios de fiscalização do respectivo contrato; (d) informações sobre as providências que estão sendo adotadas pela Secretaria para apuração das causas do incidente e sobre eventuais medidas administrativas adotadas em face da Concessionária contratada.
A linha Uni também terá de prestar esclarecimentos sobre o acidente e informar quais providências que já foram tomadas e qual construtora ou empresa estava à frente das obras.
O procedimento ainda oficiou o “IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas” para que o órgão agende a realização de perícia no local dos fatos a fim de se apurar as causas.
O promotor também quer ouvir o Corpo de Bombeiros, bem como a Defesa Civil, sobre os danos provocados, bem como eventuais riscos e medidas preventivas para evitar novos acidentes.
Na instauração do inquérito, o promotor Moacir Tonani Junior cita que as obras já apresentaram acidentes anteriores.
*HISTÓRICO DE PROBLEMAS DA LINHA 6-LARANJA*
*Afundamentos e solapamentos têm sido frequentes nas obras da linha 6. O DIÁRIO DO TRANSPORTE FEZ O LEVANTAMENTO DAS PRINCIPAIS OCORRÊNCIAS MAIS RECENTES*
Um dos mais graves ocorreu no *dia 1º de fevereiro de 2022*, uma cratera se abriu na Marginal Tietê após o asfalto ceder ao lado de uma obra da Linha 6-Laranja do Metrô, na Zona Norte de São Paulo, na via no sentido Rodovia Ayrton Senna, entre as pontes do Piqueri e da Freguesia do Ó. Uma tubulão de grande porte de esgoto foi rompida e o material invadiu a cratera, submergindo equipamentos, inclusive o Tatuzão.
O tatuzão foi danificado.
Relembre:
No dia *12 de dezembro de 2024*, imagens feitas por moradores e exibidas em primeira mão pelo *Diário do Transporte* mostraram o exato momento do desabamento de uma parte das obras na futura estação Bela Vista, na região central da capital paulista, da linha 6-Laranja de Metrô (Brasilândia/São Joaquim).
O *Diário do Transporte* procurou a LinhaUni, consórcio liderado pela Acciona, responsável pelas obras e posterior operação da linha que vai ligar a zona Noroeste da cidade ao centro, que disse que o acidente ocorreu com a passagem da tuneladora sul no poço VSE (Ventilação e Saída de Emergência) Almirante Marques. Ainda segundo a LinhaUni, não houve feridos.
Relembre:
No dia *16 de agosto de 2024*, as obras da Linha 6-Laranja, que tinha sido programadas para aquele final de semana, foram suspensas após a identificação de um potencial instabilidade no equipamento durante testes de rotina. A tuneladora sul, a mesma que passou quando ocorreu o desabamento de *12 de dezembro de 2024*, que estava prestes a iniciar escavações sob a Linha 4-Amarela, teve por uma avaliação detalhada para determinar a extensão do problema.
Relembre:
Em *20 de maio de 2024*, moradores de um condomínio de ao menos cinco torres foram surpreendidos pelo surgimento de uma cratera na Avenida Ministro Petrônio Portela, na altura do número 2.001, na Freguesia do Ó, Zona norte da Capital.
O condomínio fica ao lado da futura estação da Itaberaba-Vila Penteado da Linha 6-Laranja do Metrô. Segundo relatos de moradores, a cratera se abriu por volta das 8h, e antes foi possível sentir tremores no estacionamento e no subsolo. Ainda de acordo com moradores, em abril de 2024, a Acciona, responsável pelas obras, realizou uma reunião com os condôminos para alertar sobre os riscos da obra, mas não teria apresentado soluções para casos como esse.
Relembre:
Um dia depois, em *21 de maio de 2024*, moradores do condomínio que foram afetados pela abertura de uma cratera na Freguesia do Ó, na Zona Norte da capital paulista, relataram que um novo buraco se abriu. Na ocasião, a Linha Uni, concessionária responsável pela linha, confirmou que o entorno da cratera “cedeu levemente” e que isso era algo esperado, por ser parte do processo de assentamento natural do terreno.
Relembre:
Em *12 de abril de 2024*, um solapamento da pista, em frente à Praça Charles Müller, altura do número 100, no sentido bairro, junto à Rua Itatiara, afetou o tráfego de veículos na região, por causa de obras da linha 6-Laranja de metrô. A SPTrans (São Paulo Transporte) confirmou que três linhas de ônibus que circulam na região foram prejudicadas na ocasião.
Relembre:
Em *24 junho de 2023*, parte da avenida Miguel Conejo, próximo ao número 850, na região da Freguesia do Ó, na zona Norte de São Paulo, e imóveis comerciais, como lanchonete, farmácia e um posto de atendimento da Defensoria Pública do Estado, tiveram de ser interditados porque com a passagem do “tatuzão” para construir a linha 6-Laranja de Metrô, um trecho da região afundou.
Pelo local passava a chamada tuneladora Norte.
Os desvios foram pelas ruas Mateus Leitão e Simão Velho.
Relembre:
No dia *24 de junho de 2023*, foi fechada parte da avenida Miguel Conejo, próximo ao número 850, na região da Freguesia do Ó, na zona Norte de São Paulo, e imóveis comerciais, como lanchonete, farmácia e um posto de atendimento da Defensoria Pública do Estado, tiveram de ser interditados porque com a passagem do “tatuzão” para construir a linha 6-Laranja de Metrô, um trecho da região afundou. Pelo local passava a chamada tuneladora Norte. Em *janeiro de 2024*, outras edificações tiveram de ser interditadas na região após afundamento de asfalto e calçada na mesma região.
Relembre:
Em *07 de fevereiro de 2023*, a obra da estação da linha 6-Laranja de metrô, onde será a estação 14 Bis, no Bixiga, na região central da capital paulista, foi tomada pelo alagamento da chuva de verão que castigou a cidade de São Paulo e a região metropolitana.
Relembre:
No dia *27 de setembro de 2022*, o canteiro das obras da futura estação SESC/Pompéia da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo foi inundado em decorrência da forte chuva que cai na capital paulista. O muro que isola a obra da Rua Venâncio Alves, na Pompéia, Zona Oeste, acabou não suportando a força da água e cedeu, invadindo o poço de escavações.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram parte dessa água entrando nos pisos inferiores da futura estação.
Relembre:
Em *22 de fevereiro de 2022*, uma explosão por volta das 14h, em um canteiro da Sabesp montando para ajudar na drenagem do esgoto acumulado na cratera da linha 6-Laranja do Metrô deixou quatro vítimas, de acordo com Corpo de Bombeiros. Segundo a corporação, a “explosão ambiental (obra de esgoto)”, ocorreu na Rua Barão de Pombalinho, 100, na Barra Funda, perto da Marginal do Rio Tietê. Ao menos oito viaturas foram empenhadas. Três homens tiveram ferimentos sem gravidade, sendo socorridas ao PS Beneficência Portuguesa. Uma quarta pessoa passou mal e preciso ser atendida no PS San Paolo
Relembre:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes