Publicado em: 16 de dezembro de 2024
Comboio enfeitado, que contará com a presença do Papai Noel, está previsto para passar às 21h no Museu Municipal Estação Jacuba
YURI SENA
Nesta segunda-feira, dia 16 de dezembro de 2024, Hortolândia recebe a passagem do tradicional Trem Iluminado de Natal, promovido pela empresa Rumo.
O comboio enfeitado, que contará com a presença do Papai Noel, está previsto para passar às 21h no Museu Municipal Estação Jacuba, localizado na Rua Rosa Maestrello, 2, na Vila São Francisco. A partida do trem acontece em Americana, às 19h.
Enquanto aguardam a chegada do trem, os visitantes poderão curtir uma apresentação musical do Quinteto Cultura, grupo formado por servidores da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Hortolândia. Além disso, food trucks estarão disponíveis na área externa do museu, garantindo opções gastronômicas variadas.
Para quem deseja explorar a história local, o Museu Municipal Estação Jacuba estará aberto ao público, exibindo a exposição “Revivendo Memórias”. O prédio da antiga estação ferroviária, restaurado em 2014, abriga objetos, fotos e materiais que contam a história do município.
Para garantir a segurança durante o evento, o público é orientado a permanecer nas áreas demarcadas, sem acessar as linhas férreas ou subir nos vagões e locomotivas.
A programação de fim de ano da Prefeitura de Hortolândia segue com o evento Natal Sustentável, realizado até 20 de dezembro no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang e no Observatório Ambiental Parque Escola (OAPE). Com decoração feita a partir de materiais recicláveis, como garrafas PET e CDs, os eventos buscam sensibilizar os visitantes sobre práticas de sustentabilidade.
Destaque especial para a tradicional Árvore de CDs no Parque Dorothy, que utiliza cerca de 900 CDs reaproveitados. No mesmo espaço, Papai Noel estará presente para atender crianças às sextas, sábados e domingos, quando também ocorre a encantadora chuva de neve.
Quem não puder comparecer à Estação Jacuba poderá acompanhar a passagem do Trem Iluminado ao vivo pelo canal do YouTube do grupo Railcam Brasil.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte