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Votação de Projeto de Milton Leite que muda metas de poluição pelos ônibus de São Paulo fica para esta quarta (18)


Nova proposta foi apresentada em sessão plenária na noite desta terça (17). A cidade terá, de acordo com Milton Leite, em 2025, 3,5 mil coletivos vencidos. Pelo novo projeto, 1750 poderão ser a diesel

ADAMO BAZANI

Ficou para esta quarta-feira, 18 de dezembro de 2024, a votação do PL 825/2024, de autoria do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Milton Leite (UNIÃO), que muda as metas de emissões de poluição pelos ônibus da cidade de São Paulo.

Para isso, a proposta quer alterar a atual lei em vigor, de 2018, que já é uma modificação da lei de 2009, conhecida como Lei de Mudanças Climáticas.

Pelo projeto, entre outras alterações, as empresas de ônibus poderão voltar a comprar modelos a diesel, algo proibido pela SPTrans (São Paulo Transporte) desde 17 de outubro de 2022.

A redação mais recente foi debatida na Sessão Plenária, no fim da noite desta terça-feira (17), mas não foi votada. Milton Leite defendeu a volta da compra de modelos a diesel para renovar a frota da cidade enquanto não há infraestrutura para os elétricos. Pela proposta de Milton Leite, 50% da frota nova poderão ser a diesel. A cidade terá, de acordo com Milton Leite, em 2025, 3,5 mil coletivos vencidos. Pelo novo projeto, 1750 poderão ser a diesel.

Os outros 50% devem ser de menores emissões, como gás natural e elétricos.

O presidente da Câmara disse que há filtros de motores e escapamentos que podem reduzir as emissões também nos modelos a diesel já em circulação.

O PL do presidente da Câmara poderia passar desapercebido se não fosse o Diário do Transporte a revelar o caso na noite de um sábado, em 07 de dezembro de 2024.

*Veja a cronologia:*

*03 de dezembro de 2024*: Milton Leite apresentou o PL 825/2024, que altera as metas de poluição pelos ônibus da cidade de São Paulo determinadas na Lei 16.802, de 17 de janeiro de 2018, conhecida como Lei de Mudanças Climáticas. A lei de 2018 já é uma alteração de outra lei, de 2009 (Lei nº 14.933/2009);

*04 de dezembro de 2024*: Num tempo recorde, menos de 24 horas depois da apresentação, o PL 825/2024, já tinha sido aprovado por quatro Comissões da Câmara e, em primeira votação em Plenária;

*07 de dezembro de 2024*: Uma noite de sábado, o Diário do Transporte revelou o Projeto, que até então não era de conhecimento do grande público;

*09 de dezembro de 2024*: Depois da repercussão da notícia pelo Diário do Transporte, houve a primeira audiência pública na parte da tarde. Em seguida, na parte da noite, foi apresentado uma segunda versão de texto;

*16 de dezembro de 2024*: Ocorreu uma segunda audiência pública. Na ocasião, foi lida uma terceira versão de texto;

*17 de dezembro de 2024*: A redação mais recente é debatida na Sessão Plenária, no fim da noite, mas não é votada. Milton Leite defendeu a volta da compra de modelos a diesel para renovar a frota da cidade enquanto não há infraestrutura para os elétricos. Pela proposta de Milton Leite, 50% da frota nova poderão ser a diesel. A cidade terá, de acordo com Milton Leite, em 2025, 3,5 mil coletivos vencidos. Pelo novo projeto, 1750 poderão ser a diesel.

*18 de dezembro de 2024*:  De ocorrer a segunda votação a nova versão do texto do PL 825/2024

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes





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