Publicado em: 18 de dezembro de 2024
Podcast do Transporte traz ainda: Adamo Bazani e o erro do prefeito ao proibir a compra de ônibus a diesel. Márcia Pinna mostra o estudo da NTU sobre a modernização da frota. Alexandre Pelegi expõe os cuidados que todo projeto de concessão de serviços públicos deve ter presente
ALEXANDRE PELEGI
Em almoço da ANTP, condenações às manobras indigestas da Câmara Municipal de São Paulo
As reviravoltas e confusões sobre a descarbonização do transporte de São Paulo, reveladas pelo Diário do Transporte, foram assunto entre especialistas da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) no seu almoço de confraternização na semana passada. O Podcast do Transporte ouviu três veteranos profissionais da área, enquanto na Câmara Municipal de São Paulo a legislação passava por sucessivas mudanças.
A correria e a falta de transparência e debate foram condenadas por Cláudio de Senna Frederico, Olímpio Alvares e Ayrton Camargo, para quem um estudo mais detalhado deveria ser feito antes da prefeitura em se comprometer com a eletrificação de 20 por cento da imensa frota paulistana, sem a certeza da instalação de infraestrutura de energia na cidade
Olímpio Alvares: aproveitar o foco para fazer uma discussão com os pés no chão – Coordenador de meio ambiente da ANTP, Alvares indica que todo o processo da eletrificação em São Paulo foi corrido demais. E considera que o momento é de aproveitar o foco na aprovação da legislação para um amplo debate que envolva a sociedade, os operadores de transporte e que também alcance setores como o de fretamento, ônibus escolares, coleta de lixo e outros que estão sendo atropelados com decisões inapropriadas.
Ayrton Camargo: descontinuar trólebus é atitude de quem não entende de transporte – O especialista, que já trabalhou na prefeitura paulistana, aproveitou a confusão das mudanças para condenar a decisão do prefeito Ricardo Nunes de acabar com a frota de trólebus, anunciada mais de uma vez, em nome de tecnologias mais modernas. Camargo apontou ao Podcast do Transporte as vantagens dos trólebus e que um único corredor na cidade de São Paulo pode absorver toda a frota existente hoje.
Cláudio Frederico: atraso pode abrir espaço para soluções prejudiciais vindas de fora – Membro do conselho diretor da ANTP, Frederico lamenta o hábito do país de criar as leis antes de fazer estudos e acha que o atraso em fazer a eletrificação funcionar de vez pode abrir espaço para soluções vindas do exterior. E que as beneficiadas serão indústrias lá de fora.
Estudo da NTU sobre modernização das frotas… documento que as prefeituras precisam ler
Marcia Pinna, editora da Technibus, aborda o estudo da NTU sobre a modernização da frota de transporte urbano e suas novas tecnologias. É um trabalho que muita prefeitura deveria ler. Ela entrevistou Francisco Christovam, diretor executivo da entidade, que considera que a discussão sobre eletrificação elevou o nível do debate sobre o transporte coletivo urbano no país. O documento afirma que “é notório que a descarbonização do transporte coletivo deve ser viabilizada com a adoção de diferentes rotas tecnológicas. Além do mais, é preciso elaborar e colocar em prática um plano nacional de renovação de frota que considere a transição gradual da matriz energética, o status vigente da indústria brasileira e a predominância, no curto e médio prazo, das rotas tecnológicas já consolidadas e menos poluentes, por exemplo, o ônibus com motor Euro 6”.
Adamo Bazani: confusão na legislação oculta necessidade de destravar compra de frota a diesel
O editor chefe do Diário do Transporte, Adamo Bazani, que revelou o plano da Câmara Municipal de aprovar a mudança de legislação de descarbonização de São Paulo na surdina, analisa os lances da manobra. Para ele, a correção do erro do prefeito Ricardo Nunes de proibir a compra de ônibus a diesel está presente em todas as versões do texto legislativo. Como a edição do Podcast foi finalizada nesta terça (17), o PL estava programado para ser votado pela Câmara na tarde desta quarta-feira (18). E como sempre, as novidades sobre o desenlace do imbróglio serão publicadas na sequência em matérias em tempo real por Adamo Bazani.
Aplicativo Cittamobi atualiza em tempo real horários de chegada dos trens da linha 4-Amarela
Agora na linha 4-amarela de metrô na capital paulista os passageiros podem consultar pelo seu aplicativo Cittamobi os horários e lotações dos trens, qual a estação mais próxima e como seguir viagem usando outros meios. Os 700 mil usuários beneficiados vão se juntar aos passageiros do VLT do Rio de Janeiro e do Metrô Bahia, meios administrados pelo Grupo CCR. O Podcast do Transporte ouviu a CPO do Cittamobi, Emanuele Cassimiro sobre a novidade.
Pelegi: Na concessão de serviços de transporte, todos devem cumprir os seus papeis
O jornalista especializado em transporte e apresentador do Podcast do Transporte, Alexandre Pelegi, comenta em seu editorial que o processo de concessão, que ainda é confundido com privatização por muita gente boa, tem regras claras e cada participante precisa cumprir seu papel. O poder concedente, a concessionária e principalmente o usuário, que precisa saber de quem cobrar. Pelegi, mais uma vez, relembra Plínio Assmann, que alertava: “Durante 50 anos o Metrô de São Paulo construiu a maior e melhor indistinta imagem popular na cidade. A delegação pelo poder público do serviço metroviário a um concessionário não significa não mantê-la. Ela faz parte do desenvolvimento da cidadania”.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
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