Publicado em: 20 de dezembro de 2024
Expresso Vitória vai assumir serviço; alguns itinerários podem ser afetados
YURI SENA / ARTHUR FERRARI
As empresas Brisa e Cidade das Águas deixam de operar o transporte coletivo na regiãometropolitana de Salvador (BA) a partir de janeiro de 2025.
A medida, comunicada em setembro à Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia), interrompe nove linhas que atendem os municípios de Salvador, Camaçari, Arembepe e Mata de São João.
Nos últimos meses, a Univale, donas das empresas, já havia reduzido sua operação, retirando linhas que atendiam os distritos de Biribeira, Leandrinho e Nova Panema, com os moradores dessas regiões precisando recorrer a alternativas como transporte por aplicativo e veículos clandestinos conhecidos como “ligeirinhos”.
Para minimizar os impactos, a Expresso Vitória assumirá as rotas metropolitanas a partir do início do próximo ano. A nova operadora planeja expandir as opções de deslocamento na região.
Além de alternativas emergenciais, o Ministério Público ressaltou a importância de uma licitação para o sistema de transporte metropolitano, exigindo da Agerba a implementação de um modelo mais eficiente e sustentável.
Confira as linhas que devem ser afetadas pela mudança:
803A2: Nova Dias D’Ávila x Terminal Águas Claras
844: Camaçari x Nova Dias D’Ávila via BA 093
861: Mata de São João x Terminal Águas Claras
889A: Dias D’Ávila x Itapuã via BA 099 / Aeroporto
889A2: Mata de São João x Itapuã via Dias D’Ávila
889E: Camaçari x Itapuã via BA 099 / Aeroporto
900: Dias D’Ávila x Arembepe via Jauá
Yuri Sena e Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte