29.6 C
Rondonópolis
quinta-feira, 15 maio - 11:39
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesFrota de ônibus elétricos da Movia, na Dinamarca, chega a 50%

Frota de ônibus elétricos da Movia, na Dinamarca, chega a 50%


Com a adição de 66 novos ônibus zero emissão, frota da operadora agora inclui 565 ônibus totalmente movidos a eletricidade, de um total de 1.126 ônibus

ALEXANDRE PELEGI

A Movia, a maior operadora de transporte público da Dinamarca, atingiu um marco significativo ao eletrificar 50% de sua frota de ônibus na região da capital, Copenhague, e na Zelândia. Essa conquista ocorre seis anos antes da meta original de 2030, estabelecida em 2020, demonstrando o ritmo acelerado da transição da Dinamarca para a mobilidade limpa.

Com a adição de 66 novos ônibus elétricos, a frota da Movia agora inclui 565 ônibus totalmente elétricos, de um total de 1.126 ônibus. Essa eletrificação representa mais de 51 milhões de quilômetros por ano de viagens livres de emissões, reduzindo significativamente os impactos ambientais.

Principais benefícios ambientais:●

Os 66 novos ônibus elétricos so eles devem reduzir as emissões anuais de CO₂ em 3.100 toneladas (do tanque à roda).●

A redução das emissões de partículas e da poluição sonora contribui para um ambiente urbano mais limpo e silencioso.

Novas ambições: 94% de eletrificação até 2030

Com base nesse sucesso, a Movia e seus parceiros – municípios locais e as regiões de Hovedstaden e Zelândia – estabeleceram uma nova meta: atingir 94% de operação de ônibus elétricos até 2030. Essa meta ambiciosa sublinha o compromisso com o transporte urbano sustentável, reconhecendo os desafios operacionais da eletrificação das rotas mais exigentes.

A Movia já está expandindo os limites ao visar a eletrificação de sua rota mais longa, a linha 600S. Com 74,5 quilômetros entre a estação Ishøj e a estação Hillerød, essa rota em breve se beneficiará de ônibus elétricos equipados com infraestrutura de carregamento nos terminais.

A Movia opera 375 rotas de ônibus, das quais 158 já são atendidas exclusivamente por ônibus elétricos, cobrindo mais de 51 milhões de quilômetros anualmente. Essa conquista reflete a liderança da Movia no avanço de soluções de mobilidade sustentável, ao mesmo tempo em que apoia as metas climáticas nacionais da Dinamarca.

A transição acelerada para ônibus elétricos não apenas reduz as emissões, mas também aprimora a experiência dos passageiros por meio de viagens mais silenciosas e limpas. Ao atingir suas metas bem antes do previsto, a Movia dá um exemplo poderoso para outras regiões europeias que buscam descarbonizar os sistemas de transporte público.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments