Publicado em: 26 de dezembro de 2024
Transações saltaram de 5.296 em 2020 para 1.057.785 em 2023
ARTHUR FERRARI
Desde a implantação do pagamento com cartão de débito e crédito no transporte público em 2020, Jundiaí tem se destacado pela adoção da tecnologia. Dados do Departamento de Transporte Público (DTP) revelam que o número de transações saltou de 5.296 em 2020 para 1.057.785 em 2023, com uma estimativa de alcançar 1.460.000 usuários em 2024, consolidando o município como referência em inovação na mobilidade urbana.
Pioneirismo e aceitação crescente
Jundiaí foi o primeiro município da América Latina a implementar essa tecnologia em 100% da frota operacional, composta por 265 ônibus que atendem 97 linhas municipais. Os cartões de crédito e débito de qualquer bandeira, como Mastercard, Visa, Elo e Maestro, são aceitos, oferecendo praticidade aos cerca de 90 mil passageiros diários.
Segundo Leslie Tealdi, diretor de transporte público, o sistema foi bem aceito pelos usuários.
“Hoje em dia, usam-se muito os cartões de débito e crédito, e no transporte público não poderia ser diferente. O investimento tem trazido mais segurança e praticidade para todos.”
Tecnologia e conforto para os passageiros
A frota de Jundiaí também é equipada com recursos modernos, como wi-fi, carregadores USB, câmeras de segurança e sistemas de acessibilidade. Além disso, 92 ônibus contam com ar-condicionado, oferecendo mais conforto durante as viagens.
O gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), Aloysio Queiroz, reforça o impacto positivo da inovação:
“Utilizamos a tecnologia a favor do transporte público para melhorar a vida das pessoas, reduzindo o tempo de entrada nos terminais e ônibus, e proporcionando agilidade, comodidade e segurança aos cidadãos.”
A iniciativa reflete o compromisso de Jundiaí em promover um transporte público eficiente e acessível, mirando o futuro da mobilidade urbana.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte