24.8 C
Rondonópolis
segunda-feira, 27 outubro - 00:07
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesNunes comenta aumento de tarifa de ônibus em São Paulo, fala de...

Nunes comenta aumento de tarifa de ônibus em São Paulo, fala de pressão de dólar, de R$ 6 bilhões para elétricos e 74 km de corredores em obras


Segundo prefeito, mesmo com reajuste, custos dos transportes em 2025 ainda preocupam por causa de economia nacional e diz que a capital paulista tem uma das tarifas mais baixas proporcionalmente

ADAMO BAZANI

Colaborou Yuri Sena

OUÇA:


O prefeito Ricardo Nunes foi cobrado por passageiros e pela imprensa em agenda pública nesta sexta-feira, 27 de dezembro de 2024, sobre o aumento da tarifa de ônibus, que ocorre no dia 06 de janeiro de 2025, quando o valor básico unitário passa de R$ 4,40 para R$ 5. O Vale-Transporte sobe para R$ 5,49. A integração entre SPTrans e trilhos vai para R$ 8,90 na modalidade comum e para R$ 10,71 na modalidade Vale-Transporte.

Nunes foi questionado sobre o fato de haver o reajuste mesmo diante das insatisfações demonstradas por passageiros quanto a qualidade dos serviços prestados no sistema de transportes municipais.

Segundo o prefeito, é necessário ter responsabilidade sobre a saúde financeira da cidade.

Para Nunes, não seria possível tirar dinheiro da saúde, educação, saneamento e combate às enchentes, por exemplo, para colocar nos transportes.

O prefeito ainda disse temer, mesmo com reajuste, a pressão sobre os custos de operação dos transportes diante do cenário econômico nacional e internacional, com previsão de alta do dólar e da inflação, fatores que impactam o preço do diesel, que, em sua maioria, é importado.

Nunes também argumentou que desde janeiro de 2020 não havia reajuste e se fosse aplicada a inflação acumulada desde então, em vez de subir de R$ 4,40 para R$ 5 a tarifa subiria para mais de R$ 5,80

“O dólar está atrelado ao diesel. Então, a gente precisa ter responsabilidade na administração. Nós conseguimos manter a tarifa em 5 reais e não para 5,82. Era para ser R$ 5,82 se eu colocasse só a inflação” – disse

Como mostrou o Diário do Transporte, somente para 2025, a prefeitura reservou R$ 6,5 bilhões para subsidiar as operações dos ônibus, isso sem contar com a compra dos elétricos que entram em outra conta.

Relembre:

Recentemente, os valores separados nos subsídios não têm sido suficientes e estão sendo necessários remanejamentos de outros compromissos do Orçamento.

ENTRE OS VALORES MAIS BAIXOS, SEGUNDO NUNES:

O prefeito ainda disse que a tarifa de ônibus na capital paulista, mesmo com aumento, é uma das mais baixas da Grande São Paulo e, proporcionalmente, uma das mais baixas do Brasil.

A capital paulista possui linhas longas e, pelo Bilhete Único, permite transferência entre até quatro ônibus em três horas ou com trilhos pela mesma tarifa. A qualidade da frota é superior a grande parte das capitais, com coletivos com ar-condicionado, piso baixo, tomadas USB para carregamento de baterias de celulares e morto traseiro, em boa parte do sistema.

“A tarifa aqui na cidade de São Paulo é uma das menores tarifas da região metropolitana e a gente precisa fazer as coisas com responsabilidade”

R$ 6 BILHÕES PARA ELÉTRICOS, 74 KM DE CORREDORES E PPPs DE TERMINAIS:

Ao ser questionado sobre a qualidade dos serviços e as queixas dos passageiros, Nunes disse que o sistema de ônibus tem recebido melhorias.

Segundo o prefeito, atualmente estão em obras 74 km de corredores de ônibus, como o Imirim, Amador Bueno, Itapecerica, Interlagos.

A troca de ônibus a diesel por elétricos, cuja meta de 2,6 mil unidades para até o fim de 2024 não vai ser cumprida, também foi citada por Nunes. A substituição vai custar ao sistema de transportes, para o cumprimento da meta, mesmo que atrasada, R$ 6 bilhões.

A finalização da licitação do Bloco Leste dos terminais de ônibus, que inclui o Parque Dom Pedro II, também entrou na relação de investimentos citados pelo prefeito no sistema de transportes.

Terminais:

Os terminais foram concedidos por 30 anos. São mais de 30 terminais, além de paradas e estações de transferência.

BLOCO LESTE: Terminais Antônio Estevão de Carvalho, Aricanduva, Cidade Tiradentes, Itaquera II, Mercado, Parque Dom Pedro II, Penha, Sacomã, São Miguel, Sapopemba, Vila Carrão e Vila Prudente, bem como as Estações do Expresso Tiradentes. – em licitação.

BLOCO NOROESTE: correspondente aos terminais Amaral Gurgel, Campo Limpo, Casa Verde, Jardim Britânia, Lapa, Pinheiros, Pirituba, Princesa Isabel e Vila Nova Cachoeirinha, bem como os pontos de parada; – SPE SP Terminais Noroeste S/A, liderada pela Socicam, assumiu os terminais que compõem o Bloco Noroeste, com contrato no valor de R$ 1,8 bilhão (R$ 1.789.200.000,00).

BLOCO SUL: correspondente aos terminais Água Espraiada, Bandeira, Capelinha, Grajaú, Guarapiranga, Jardim Ângela, João Dias, Parelheiros, Santo Amaro e Varginha. – SPE São Paulo Sul S.A (SPS VIVACIDADE), liderada pela Egypt Engenharia, assumiu os terminais vinculados ao Bloco Sul, por um contrato no valor de R$ 2,2 bilhões (R$ 2.210.440.320,00).

LEIA TODA A DECLARAÇÃO:

“Fazendo investimento na ampliação de corredores. Hoje, eu tenho 74 quilômetros de corredores em obras. Inclusive, o que a gente está fazendo já inclui o enterramento de fios: Imirim, Amador Bueno, Itapecerica, Interlagos. Enfim, várias ampliações. A substituição da frota de ônibus a diesel por ônibus elétricos é um grande investimento. Vamos investir 6 bilhões de reais nessa substituição da frota de ônibus, que, inclusive, virão com ar-condicionado, Wi-Fi, com todo o conforto que o passageiro precisa e merece. E as ampliações e reformas dos terminais: a gente já concluiu a reforma dos terminais da Sul, da Oeste e da Norte. Falta agora o lote Leste, que já vamos fazer; basta concluir a licitação da PPP e a ampliação e reforma de terminais.

Sempre foi o nosso desejo manter a tarifa, né? Mas, quando você tem um acúmulo de 32%, se não tivesse a inflação, não teria aumento de tarifa, né? Quando você tem uma expectativa de 2025 com uma inflação maior, com o dólar disparado, né? Há quantos anos a gente não tem o dólar passando da casa de seis reais? O dólar está atrelado ao diesel. Então, a gente precisa ter responsabilidade na administração. Nós conseguimos manter a tarifa em 5 reais e não para 5,82. Né? Era para ser R$ 5,82 se eu colocasse só a inflação. A gente vai fazer este trabalho de manter o ajuste da saúde financeira da cidade com muita responsabilidade.

O que a gente não pode também é pegar dinheiro da saúde, pegar dinheiro da habitação, pegar dinheiro da educação para colocar no transporte. Cada pasta precisa ter a sua receita, o seu orçamento. A gente precisa fazer as coisas com responsabilidade. A tarifa aqui na cidade de São Paulo é uma das menores tarifas da região metropolitana e a gente precisa fazer as coisas com responsabilidade. “

ÔNIBUS DA CAPITAL PAULISTA:

SPTrans:

Depois de quatro anos de congelamento, a tarifa dos ônibus municipais da capital paulista gerenciados pela SPTrans (São Paulo Transporte) subirá à 00h de 06 de janeiro de 2025. O valor básico unitário passa de R$ 4,40 para R$ 5. O Vale-Transporte sobe para R$ 5,49. A integração entre SPTrans e trilhos vai para R$ 8,90 na modalidade comum e para R$ 10,71 na modalidade Vale-Transporte

TRANSPORTES METROPOLITANOS:

Trem e Metrô:

A partir de 00h de 06 de janeiro de 2025 de R$ 5 para R$ 5,20, aumento de 4%. O mais recente reajuste tinha sido em janeiro de 2024, quando o valor tinha ido de R$ 4,40 para R$ 5 depois de três anos de congelamento. As integrações com os ônibus municipais da capital paulista (SPTrans) e as demais modalidades, como tarifas temporais, também têm reajuste. Isso vale para as linhas de operação pública (CPTM e Metrô) e de operação privada (ViaMobilidade e ViaQuatro)

EMTU:

As tarifas metropolitanas intermunicipais também terão reajuste. Os valores variam de acordo com o tipo de linha (seletiva ou comum) e extensão nas regiões metropolitanas de São Paulo, no Corredor ABD (ônibus e trólebus) e no VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na Baixada Santista. As regiões metropolitanas compreendem municípios da Grande São Paulo, Sorocaba e vizinhos, Campinas e vizinhos, Baixada Santista e Litoral Norte e Vale do Paraíba.

INTEGRAÇÕES:

Se as tarifas únicas comuns de ônibus da capital paulista (SPTrans) e de trilhos (Metrô/CPTM/ViaQuatro e ViaMobilidade) sobem no dia 06 de janeiro de 2025, as demais tarifas atreladas dos sistemas de transportes também terão reajuste.

Planilha enviada pela Prefeitura de São Paulo à Câmara Municipal revela os valores.

A tarifa de integração entre ônibus municipal (SPTrans) e trilhos vai para R$ 8,90 na modalidade comum.

O Vale-Transporte, comprado pelos empregadores aos funcionários, será de R$ 5,49.

A integração entre ônibus municipal de São Paulo e trilhos vai para R$ 10,71 na modalidade Vale-Transporte.

O bilhete do madrugador e as modalidades temporais do Bilhete Único, como diário, semanal e mensal, sobem também.

Veja os detalhes:

Vale-Transporte dos Trilhos irá para R$ 5,70 a partir de 06 de janeiro de 2025 e tarifa comum para R$ 5,20. Integração com ônibus pelo em Jandira, Barueri e Itapevi com valores definidos

Em mensagem a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), a gestão do Governador Tarcísio de Freitas detalhou as novas tarifas do sistema metroferroviário e das integrações entre ônibus de diferentes cidades e trilhos na região metropolitana que entram em vigor a partir de 06 de janeiro de 2025.

*Vale-Transporte*

A tarifa do Vale-Transporte, paga pelos empregadores aos funcionários, passará para R$ 5,70 nos trens e metrô pelo Cartão TOP. A tarifa comum será de R$ 5,20. Há vários anos, o Vale-Transporte é mais caro que a modalidade comum.

No caso dos ônibus da capital paulista, gerenciados pela SPTrans (São Paulo Transporte), enquanto a tarifa comum vai para R$ 5, a do Vale-Transporte será de R$ 5,49 a partir de 06 de janeiro de 2025.

O Governo do Estado também publicou os novos valores de *integrações entre ônibus e trilhos em cidades como São Paulo Jandira, Barueri e Itapevi*.

*São Paulo*: Pelo Bilhete Único, usar SPTrans e trilhos vai passar para R$ 8,90 na modalidade comum e R$ 10,71 pelo Vale-Transporte

*Jandira, Barueri e Itapevi*: Já pelo Cartão BENFÁCIL, em Jandira, Barueri e Itapevi, a integração entre os ônibus da Benfica e o trem passará para R$ 9,00 na modalidade e, no caso da integração entre a linha 8-Diamante, operada pela ViaMobilidade, e a linha I-27 (Estação Cimenrita / Estação Amador Bueno), de ônibus da Benfica, o valor será de R$ 5,20.

*Madrugador*: A Tarifa do Madrugador, para quem usa o sistema de trilhos passará de R$ 4,40 para R$ 4,60 na modalidade comum sem integração e para R$ 5,10 no Vale-Transporte. Para ter direito a Tarifa do Madrugador, basta acessar qualquer linha de metrô entre 4h40 e 6h15, utilizando Bilhete Único comum ou Vale Transporte. A Tarifa do Madrugador também é válida na rede de trens metropolitanos, entre 4h e 5h35.

*Temporais e Fidelidade*: Também terão novos valores a partir de 06 de janeiro de 2025, as modalidades temporais do Cartão TOP, como Mensal e Comum, e o “Fidelidade”, quando o uso é exclusivo nos trilhos, com oito, 20 ou 50 viagens.

NOVO SECRETÁRIO DE TRANSPORTES DE RICARDO NUNES:

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, nesta quinta-feira, 26 de dezembro mesmo dia que anunciou o aumento da tarifa de ônibus para R$ 5 em 06 de janeiro de 2025, apresentou quem será o novo secretário de transportes a partir de 1º de janeiro: o economista Celso Jorge Caldeira.

Na apresentação, em um vídeo feito ao lado do novo titular da pasta, até então ocupada por Gilmar Pereira Miranda, o prefeito destacou a experiência do economista na área de transportes.

Nunes ainda destacou o tamanho do sistema de ônibus na cidade de São Paulo.

Já Gilmar Pereira Miranda continua à frente de mobilidade e trânsito na nova gestão de Ricardo Nunes.

Com isso, mais uma vez, a gestão do trânsito e do sistema de ônibus se separam.

A Secretaria de Mobilidade e Trânsito, sob responsabilidade Gilmar Pereira Miranda, é responsável pela CET (Companhia de Engenheira de Tráfego), e de Transportes, que fica com a SPTrans (São Paulo Transporte), que inclusive corre o risco de acabar na nova gestão Nunes.

Em nota, a prefeitura detalhou o currículo do novo secretário

Celso Jorge Caldeira é economista, formado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com ampla experiência em gestão pública e ênfase no transporte coletivo de passageiros.

Na Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, esteve à frente da Coordenadoria de Transporte Coletivo (CTC), responsável pela gestão, coordenação, articulação e acompanhamento da execução da política estadual de transportes metropolitanos de passageiros nas regiões metropolitanas do Estado, abrangendo os sistemas metroferroviário operado pala Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Companhia do Metropolitano de São Paulo (METRÔ), bem como de ônibus, VLT, trólebus e demais modais de interesse metropolitano, sob a gestão da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP).

O economista Caldeira tem ampla experiência em concessões públicas, monitoramento de operações e contratos, fiscalização, regulação e análise de indicadores de desempenho, visando a eficiência na gestão e a melhoria na prestação dos serviços públicos.

Atuou também como membro do Comitê de Elegibilidade e Aconselhamento do Conselho de Defesa dos Capitais do Estado de São Paulo (CODEC) e como coordenador da Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões (CMCP), órgão responsável pela implantação, gestão, monitoramento, acompanhamento, fiscalização e regulação de todos os contratos com a iniciativa privada, no âmbito da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, envolvendo as linhas metroviárias.

Adamo Bazani, jornalista especialziado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments