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SPTrans terá R$ 353 milhões para obras em corredores e terminais de ônibus, além da continuidade da implantação do Aquático


ônibus

Manutenção e operação de corredores de ônibus receberão R$ 141 milhões em 2025

SMT será responsável por repassar os recursos financeiros, executar as desapropriações necessárias e liberar as áreas para a realização das obras

ALEXANDRE PELEGI

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), firmou convênio com a São Paulo Transporte S/A (SPTrans) para a injeção de R$ 353 milhões (R$ 353.644.103,000 no sistema de transporte público da capital paulista.

O acordo, com vigência de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2025, prevê a execução de obras, instalações e serviços em corredores e terminais de ônibus, além da implantação do transporte hidroviário de passageiros.

A SMT será responsável por repassar os recursos financeiros, executar as desapropriações necessárias e liberar as áreas para a realização das obras. Já a SPTrans ficará a cargo da gestão e execução das obras, além da prestação de contas dos recursos.

O convênio prevê a apresentação de relatórios mensais de medição pela SPTrans, além da possibilidade de alterações por meio de termos aditivos.

Os recursos serão utilizados em cinco planos de trabalho, conforme detalhados a seguir:

 

I – IMPLANTAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE TERMINAIS DE ÔNIBUS: R$ 32.868.488,00

Locais da prestação dos serviços

Terminal Novo São Mateus – localizado entre a Avenida Adélia Chohfi e a Avenida Sapopemba, zona leste do município (Subprefeitura de Sapopemba).

Terminal Jardim Míriam – localizado na zona sul da cidade, região da Av. Cupecê – em definição do local da implantação (Subprefeitura de Cidade Ademar).

O acordo pontua que posteriormente será necessária a suplementação de recursos para a concretização dos empreendimentos.

II – IMPLANTAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CORREDORES DE ÔNIBUS: R$ 25.767.554,00

Locais da prestação dos serviços

Corredor Celso Garcia – Av. Celso Garcia, bairro do Brás – contratação das obras efetivada em novembro;

Corredor Miguel Yunes (conexão com o futuro transporte hidroviário da represa Billings) – o traçado, no sentido bairro, tem início na Rua Cristiano Rolim de Freitas e desenvolve-se ao longo das Avenidas Nações Unidas, Miguel Yunes, onde o viário articula-se com o Corredor Sabará, na confluência da Av. Miguel Yunes com Nossa Senhora do Sabará;

Corredor Norte Sul – está prevista a retomada e implantação do corredor, no trecho da Av. Vinte e Três de Maio, entre o Terminal Bandeira e o Aeroporto de Congonhas / Av. Washington Luis, estendendo-se até a Av. Interlagos. Os serviços a serem executados referem-se ao Trecho 1, de 9 km de extensão, entre o Terminal Bandeira e a Av. Washington Luís / Aeroporto de Congonhas (pontos de parada localizados à esquerda), e ao Trecho 2, com 4,7 km, entre a Av. Washington Luís e a Av. Interlagos (pontos de parada implantados à direita das vias);

Corredor Itaquera, trecho II – Avenida Líder entre a Praça Francisco Daniel Lopes e a Avenida Itaquera.

No decorrer do período, deverão ser solicitados ajustes ou remanejamentos de valores, incluindo novos aportes de recursos.

III – MANUTENÇÃO E OPERAÇÃO DE TERMINAIS DE ÔNIBUS – BLOCO LESTE: R$ 138.321.887,00.

As atividades deverão ser realizadas de forma conjunta entre todas as Empresas Operadoras do Sistema de Transporte Coletivo Público de Passageiros na Cidade de São Paulo, a seguir denominados Empresas Operadoras e Sistema de Transporte, respectivamente.

= Atividades da administração e operação dos Terminais, Centro de Operação do Terminal –COT/CCE e Expresso Tiradentes

Constitui objeto deste item a execução das atividades de Administração e Operação eficientes dos Terminais, Centro de Operação do Terminal – COT e Expresso Tiradentes, abrangendo as respectivas áreas de estocagem, túneis, passarelas de acesso, rampas e passeios, incluindo o fornecimento de mão de obra, materiais, mobiliários e equipamentos, nos termos da legislação vigente.

Manutenção de todas as instalações, bens e equipamentos existentes nos Terminais Urbanos, incluindo o sistema Expresso Tiradentes, incluídas as manutenções das instalações civis, elétrica, hidráulica, equipamentos mecânicos, elevadores, escadas rolantes e eletromecânicos, utilitários e mobiliários.

= Serviços de vigilância e segurança

Objetiva proteger o patrimônio e as pessoas, interceptar o acesso indevido, coibir a evasão de renda, impedir, coibir e inibir o comércio clandestino, proibir atos de vandalismo e manter a ordem e disciplina nas instalações administrativas e operacionais.

Execuções das atividades de Vigilância e Segurança nos Terminais Urbanos e Expresso Tiradentes.

Expresso Tiradentes, nas quais operam os veículos do Sistema de Transporte, sob responsabilidade do Poder Concedente, bem como suas respectivas áreas de estocagem, túneis e passarelas de acesso, onde houver, incluindo o fornecimento de mão de obra, materiais, mobiliários e equipamentos necessários, inclusive por meio de motociclistas.

= Limpeza e conservação dos Terminais e Expresso Tiradentes

Execução das atividades de Limpeza e Conservação dos Terminais e Expresso Tiradentes, Estação de Transferência.

Execução das atividades de Limpeza, Asseio e Conservação nos Terminais e Expresso Tiradentes (Via Elevada, Limpeza da pista e bueiros), com a obtenção de adequadas condições de salubridade e higiene, com aplicação de saneantes dos sanitários, e abrange inclusive os serviços de zeladoria de sanitários públicos, lavagem de caixas d’água, desinsetização e desratização.

= Manutenção geral das instalações civil, elétrica e hidráulica, mecânica e eletromecânica

Manutenção Preventiva: Tem como objetivo evitar a ruptura do ciclo normal de funcionamento da operação de maneira inesperada, reduzindo a probabilidade de falhas dos equipamentos ou das instalações durante uma jornada de trabalho, inclusive a preservação da vida útil dos equipamentos e instalações, substituições de equipamentos obsoletos e ampliações necessárias das instalações, sendo que a paralisação do equipamento ou instalação para manutenção deve ser feita com menor prejuízo da operação. É planejada com antecipação após vistorias, inspeções das instalações e equipamentos e são abertas ordens de serviços específicas. Sua remuneração é feita somente quando necessária, após a conclusão, aceite e fechamento das ordens de serviços específicas.

Manutenção Corretiva: Atividade técnica responsável pela correção de uma falha identificada em um equipamento ou instalação e deve ser realizada para restabelecer o estado de normalidade do equipamento/instalação deficiente, com perda de qualidade ou com paralisação de funcionamento, inclusive por fim de vida útil.

= Manutenção de Tecnologia da Informação

Manutenção Preventiva: Atividade para evitar a ruptura do ciclo normal de funcionamento da operação de maneira inesperada, reduzindo a probabilidade de falhas dos equipamentos (hardwares) e sistemas (softwares) em utilização constante, preservando sua vida útil. É planejada com antecipação, e a paralisação do equipamento (hardwares) e sistemas (softwares) para manutenção é feita com menor prejuízo para operação.

Manutenção Corretiva: Atividade técnica responsável pela correção de uma ou mais falhas identificadas em um ou mais equipamentos (hardwares) ou sistemas (softwares) e devem ser realizadas para restabelecer o estado de normalidade dos equipamentos/sistemas deficientes, com perda de qualidade ou com paralisação de funcionamento, inclusive por fim de vida útil.

Atualização Tecnológica: Abrange a substituição dos sistemas e equipamentos de tecnologia da informação em todos os seus hardwares e softwares necessários para os Servidores, Estações de Trabalho, Vídeo Wall, Telões, Painéis de Mensagens Variáveis – PMV’s, Nobreaks, Antivírus, incluindo Atualização dos Sistemas de Gerenciamento de Imagens e seus equipamentos sendo eles: Servidores, Softwares, Câmeras (fixas e móveis), Cabos, Acessórios e Storages, sendo permitida a reutilização de infraestrutura de passagem de cabos, se necessário.

Implantação Tecnológica e WI-FI: Abrangem novos equipamentos e sistemas de tecnologia da informação sendo eles hardwares e softwares necessários para os Servidores, Estações de Trabalho, Vídeo Wall, Telões, Painéis de Mensagens Variáveis – PMV’s, Nobreaks, Antivírus, incluindo implantação dos Sistemas de Gerenciamento de Imagens e seus equipamentos sendo eles: Servidores, Storages, Softwares, Câmeras (fixas e móveis), Cabos e Acessórios incluindo a implantação de Wi-Fi bem como Link e todos os seus equipamentos, além da aquisição, prover a instalação, configuração e treinamentos.

= Operação das Bilheterias dos Terminais e dos Postos de Atendimento ao Usuário do Bilhete Único

Prestação de serviço de atendimento aos usuários do Sistema Bilhete Único que utilizam crédito estudantil (meia tarifa e gratuidade), crédito comum e Vale-transporte, bem como às empresas adquirentes de Vale-transporte pela loja física, realizado nos postos dos Terminais de ônibus e outros locais pré-definidos.

 

IV = MANUTENÇÃO E OPERAÇÃO DE CORREDORES DE ÔNIBUS: R$ 141.425.257,00.

Locais da execução dos serviços

Os serviços referentes à manutenção e requalificação do pavimento das vias por onde trafegam os coleTIvos, inclusive os da rede de trólebus, são executados em viários estratégicos, faixas exclusivas e em corredores de ônibus (existentes ou que venham a ser implantados).

Principais vias:

Corredor Jardim Ângela-Guarapiranga-Santo Amaro (Subprefeituras Santo Amaro e M’Boi Mirim);

Corredor Inajar-Rio Branco-Centro (Subprefeituras Freguesia-Brasilândia / Lapa / Sé);

Corredor Itapecerica-João Dias-Santo Amaro (Subprefeituras Campo Limpo / Santo Amaro);

Corredor Campo Limpo-Rebouças-Centro (Subprefeituras Butantã / Pinheiros / Sé);

Corredor Pirituba-Lapa-Centro (Subprefeituras Pirituba-Jaraguá / Lapa / Sé);

Corredor Parelheiros-Rio Bonito-Santo Amaro (Subprefeituras Santo Amaro / Capela do Socorro);

Corredor Santo Amaro-9 de Julho-Centro (Subprefeituras Santo Amaro / Pinheiros / Sé);

Corredor José Diniz-Ibirapuera-Santa Cruz (Subprefeitura Vila Mariana);

Viário Luiz Gushiken (Ponte Baixa) – Subprefeituras Capela do Socorro / Parelheiros;

Corredor Berrini (Subprefeitura Santo Amaro);

Corredor Itaquera (Subprefeitura Itaquera);

Corredor Paes de Barros (Subprefeitura Mooca);

Viário Av. Cidade Jardim (Subprefeitura Pinheiros);

Viário Av. Celso Garcia (Subprefeitura Mooca);

Corredor Expresso Tiradentes (Subprefeituras Sé / Ipiranga / Vila Prudente)

 

V – IMPLANTAÇÃO DE TRANSPORTE PÚBLICO HIDROVIÁRIO – AQUÁTICO: R$ 15.221.157,00

O Aquático SP, ligação hidroviária na Represa Billings, está localizado na zona sul da cidade, nos distritos de Pedreira (Subprefeitura de Cidade Ademar), Cidade Dutra e Grajaú (Subprefeitura de Capela do Socorro).

O Sistema completo contará com dois terminais-atracadouros (Cocaia e Pedreira), estaleiro, viário de acesso aos equipamentos e três corredores, que possibilitarão a ligação desde o centro da cidade, reduzindo tempo de percurso e proporcionando maior conforto e segurança nos deslocamentos.

O cronograma dos serviços de implantação, que inclui procedimentos de desapropriação e execução dos projetos, encontra-se em andamento. O escopo dos serviços prevê, dentre outros necessários: Obtenção das licenças e compensações ambientais, estudos e projetos; Procedimentos expropriatórios e desapropriações; Construção de Terminais (Cocaia e Pedreira), viários de acesso, atracadouros integrados aos terminais de ônibus e estaleiro; execução de serviços de medição/prospecção da área da Represa; serviços de supervisão e gerenciamento.

Para o ano de 2025, o valor disponibilizado será aplicado na continuidade dos serviços relativos à implantação do sistema de transporte hidroviário – Aquático SP. Caso necessário, poderão ser solicitados novos aportes de recursos.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





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