Nesta quarta-feira (1º), ocorre a abertura da janela de transferências de inverno no futebol europeu. E o mercado promete ser agitado em ligas como Premier League, LALIGA e Serie A, entre outras.
Abaixo, a ESPN apresenta 10 nomes de estrelas que serão protagonistas de muitas notícias e especulações neste mês, com cinco brasileiros se destacando na lista.
Bruno Guimarães: o brasileiro de 27 anos é titular absoluto e ídolo da torcida do Newcastle. No entanto, a ESPN apurou que o Manchester City tem enorme interesse no meio-campista e pretende fazer uma proposta “irrecusável” para ter Bruno neste mês de janeiro. Com os Magpies precisando levantar receitas para se adequar às regras de fair play financeiro da Premier League e da Uefa, não é nada impossível que Guimarães vá para o Etihad Stadium.
Andreas Pereira: o atleta da seleção brasileira, atualmente com 28 anos, é um dos principais nomes do Fulham, mas também desperta a cobiça do Palmeiras no Brasil. Como mostrou a ESPN nas últimas semanas, o Verdão vem “esticando a corda” para tentar ter Andreas em 2025, mas o clube londrino vem fazendo jogo duro nas negociações. Pereira está valorizado, e a expectativa é que os Cottagers recebam ainda mais propostas sedutoras em janeiro.
Marcus Rashford: o prata-da-casa tem muitos altos e baixos no Manchester United e vive momento de incerteza desde a chegada do técnico Rúben Amorim a Old Trafford. Nos últimos dias, Rashford chegou a ficar fora da lista de relacionados dos Red Devils, e os rumores de uma possível saída do clube são cada vez maiores. Há, no entanto, fatores complicadores, como seu alto salário e o contrato longo com o United – ele está “preso” ao clube até o meio de 2028.
Antony: contratado a peso de ouro pelo Manchester United, o meia-atacante vive um “inferno” em Old Trafford. Jogando poucos minutos e não conseguindo contribuir com gols e assistências de forma regular, o atleta virou motivo de piada na mídia inglesa e entre torcedores dos “Diabos Vermelhos”. Na janela, clubes da Europa devem abordar o United por um possível empréstimo, assumindo os salários de Antony. De acordo com o jornal espanhol ABC, o Betis é um dos candidatos.
Danilo: mesmo sendo titular frequente da seleção brasileira, o lateral-direito perdeu espaço na Juventus e entrou na lista de nomes negociáveis da “Velha Senhora” para a janela de transferências de inverno na Europa. Segundo a imprensa italiana, o Napoli aparece como favorito a ficar com Danilo, mas o jogador desperta interesse de várias equipes da Europa e também do Brasil, o que deixa seu futuro bastante incerto no momento.
Dusan Vlahovic: o matador da Juve segue balançando as redes com muita frequência e é sempre lembrado por clubes europeus que buscam um artilheiro implacável. Nas últimas semanas, a mídia inglesa informou que o Arsenal tem forte interesse em Vlahovic e pretende fazer um grande investimento pelo sérvio em janeiro – o que poderia inclusive ocasionar a saída do brasileiro Gabriel Jesus do Emirates Stadium. A “Velha Senhora”, porém, só libera o centroavante por uma quantia exorbitante.
Matheus Cunha: aos 25 anos, o brasileiro vive momento simplesmente espetacular com a camisa do Wolverhampton. Com 10 gols e 4 assistências em 20 partidas, o ex-Coritiba vem sendo um dos principais destaques da Premier League. Como não poderia deixar de ser, Cunha já desperta enorme cobiça de gigantes do futebol inglês, e Arsenal e Manchester United devem brigar pela contratação do meia-atacante durante o mês de janeiro.
Dani Olmo: contratado por uma “fábula” pelo Barcelona na última janela, Dani Olmo vive situação bizarra na Espanha. Como o Barcelona não consegue se adequar às rígidas regras de fair play financeiro de LALIGA, o atleta só está inscrito de forma provisória como “reposição” do zagueiro Christensen, que está lesionado. No entanto, essa situação não pode ser mantida na virada do ano, e o Barça já foi até à Justiça para tentar segurar Olmo. Até o momento, os tribunais já recusaram dois pedidos dos blaugranas, e Dani pode ter que sair de graça.
Paulo Dybala: vivendo altos e baixos na Roma, o argentino tem seu nome envolto em especulações para deixar a equipe italiana. Na última janela, Dybala recusou uma proposta financeira absurda do futebol da Arábia Saudita e seguiu no time giallorosso, mas os boatos de uma nova saída seguem pipocando na imprensa da Bota. O Galatasaray, da Turquia, fez uma aproximação forte para tentar levar o atleta, e, no Brasil, o São Paulo chegou até a fazer uma sondagem para tentar entender a viabilidade de uma proposta.
Viktor Gyökeres: o matador implacável do Sporting segue balançando as redes sem parar em Portugal. Poucos times na Europa, porém, tem cofres largos o suficientes para fazer uma proposta que convenceria os “Leões” a venderem o sueco de 26 anos, que soma 27 gols em 27 partidas na temporada – além de 6 assistências. O favorito a ter o centroavante é o Manchester United, que agora é comandado por Rúben Amorim, ex-técnico de Gyökeres em Lisboa.