Publicado em: 2 de janeiro de 2025
Parceria firmada em 2020 garante W-Fi em todas as estações das Linhas 1, 2 e 3, com exceção das plataformas e túneis
ALEXANDRE PELEGI
A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) anunciou a extensão do contrato com a Stemme Telecomunicações do Brasil, garantindo a disponibilidade de internet Wi-Fi gratuita para os passageiros até 30 de dezembro de 2025.
A parceria, assinada em janeiro de 2020, prevê Wi-Fi gratuito nos mezaninos e acessos das estações, mas não nas plataformas e túneis.
Pelo acordo a empresa Stemme pode usar espaço de 10 m² em cada estação para publicidade e conteúdo em dispositivos móveis que usarem a conexão. Em troca da concessão, a empresa assume os custos de implementação e manutenção do serviço, sem nenhum gasto para o Metrô.
A parceria abrange todas as estações das Linhas 1, 2 e 3 do sistema.
Linha 1: Tucuruvi, Santana, Portuguesa-Tietê, Armênia, Luz, São Bento, Sé, São Joaquim, Vergueiro, Paraíso, Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz e Jabaquara.
Linha 2: Vila Prudente, Tamanduateí, Sacomã, Brigadeiro, Trianon-Masp, Consolação, Clínicas e Vila Madalena.
Linha 3: Itaquera, Arthur Alvim, Patriarca, Guilhermina-Esperança, Vila Matilde, Penha, Carrão, Tatuapé, Belém, Bresser Mooca, Brás, Anhangabaú, República, Santa Cecília, Deodoro e Barra Funda.
Apesar da prorrogação do contrato, o Metrô se reserva o direito de rescindir a parceria antes do prazo final, mediante notificação prévia de 90 dias à Stemme Telecomunicações.
A medida visa garantir flexibilidade em caso de necessidade de alterações no serviço ou na gestão da infraestrutura de internet nas estações.
CONTRATO
Em dezembro de 2023 o Metrô assinou contrato com o Consórcio Winity Arion para a concessão da infraestrutura de telecomunicações da Companhia, que vai melhorar a cobertura de sinal de telefonia celular, com as bandas 4g e 5g, nos trens e estações, além de oferecer internet Wi-Fi gratuita aos passageiros.
O prazo para a implantação e início da operação do sistema de rede wi-fi foi estipulado em até 36 meses. Ou seja, o consórcio tem prazo até 2027 para realizar
O contrato é de 30 anos e a concessionária pode explorar a chamada Infovia-Metronet que passa pelos túneis e vias das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, que juntas atendem a cerca de 2,7 milhões de pessoas todos os dias.
A Infovia-Metronet é uma estrutura de comunicação do Metrô com cabos de fibras ópticas de alta capacidade de transmissão, ligando as estações do sistema.
Por meio desta estrutura de comunicação de alta capilaridade, que contam com a vantagem de estar em túneis protegidos das condições climáticas e interferências externas, a empresa concessionária vai implementar o sinal de telefonia celular e sistema de Wi-Fi que deverá funcionar inclusive dentro dos trens.
A estrutura contemplada abrange 54 estações ao longo de 57 quilômetros de via, nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, que passam por todo o centro expandido de São Paulo, ligando suas principais regiões financeiras e logísticas.
Além de melhorar a experiência de viagem do passageiro, a concessão vai trazer novas receitas ao Metrô, também desonerando parte dos custos de manutenção da rede de fibra óticas. Relembre:
Metrô de SP seleciona empresa que fará implantação de Wi-Fi gratuito em suas estações
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes