Publicado em: 3 de janeiro de 2025

Coletivos atingiram o limite de idade de 12 anos, estabelecido no contrato de concessão para veículos sem climatização
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Neste início de 2025 no Rio de Janeiro (RJ), cerca de 300 ônibus das empresas Real Auto Ônibus e Auto Viação Palmares estão fora de circulação.
A Real Auto Ônibus tirou de operação 40 coletivos, enquanto a Auto Viação Palmares está com sete veículos a menos; as empresas atendem os moradores das zonas Sul, Norte e Oeste.
A princípio, a remoção não teria sido autorizada pela SMTR (Secretaria municipal de Transportes). A decisão das empresas de retirá-los das ruas ocorre porque os ônibus atingiram o limite de idade de 12 anos, período estabelecido pela prefeitura para os coletivos sem ar-condicionado.
De acordo com a SMTR, 300 ônibus foram retirados de operação na virada do ano; atualmente a frota municipal conta com mais de 4 mil veículos licenciados, com idade média de 6,4 anos.
A secretaria reforçou também que essa remoção dos ônibus que passem do limite de idade não é algo novo, já estava previsto no contrato de concessão em vigor, que define o período de 12 para ônibus sem climatização e 13 para aqueles equipados com ar-condicionado.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte


