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Instalação de portas de plataforma nas estações do Metrô de SP tem contrato estendido para 2026. Implantação de dispositivos de segurança atrasa enquanto acidentes são comuns


Novo prazo para concluir os serviços fica para 20 de agosto de 2026, com vigência contratual até 13 de dezembro

ADAMO BAZANI/ALEXANDRE PELEGI

Enquanto ainda ocorrências de queda de pessoas nos trilhos do Metrô de São Paulo são comuns, a instalação de portas de plataforma, equipamentos que podem reduzir este tipo de problema, pode atrasar ainda mais.

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) prorrogou o contrato com o Consórcio Kobra até 13 de dezembro de 2026.

A decisão, assinada em 23 de dezembro de 2024 e publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 08 de janeiro de 2025, também estende o prazo de execução dos serviços para 20 de agosto de 2026 e prevê a substituição da tabela de datas.

O documento destaca que a prorrogação não justificará pedido de reequilíbrio contratual com o Consórcio Kobra, mas não detalha os motivos da prorrogação.

O Diário do Transporte procurou o Metrô.

O contrato é para a instalação de 88 fachadas de plataformas em estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

Os trabalhos estão sendo realizados, mas fora dos prazos iniciais previstos, como Palmeiras-Barra Funda, Bresser-Mooca, Carrão-Assaí Atacadista, Vila Matilde, Belém, Arthur Alvim,  Pedro II, Penha- Besni, Guilhermina-Esperança

As estações previstas no contrato com a Kobra são:

Linha 1-Azul – (46)

Parada Inglesa – 2

Jardim São Paulo – 2

Santana – 2

Carandiru – 2

Portuguesa-Tietê – 2

Armênia – 2

Tiradentes – 2

Luz – 4

São Bento – 2

Sé (plataformas das linhas 1-azul e 3-Vermelha) – 4

Liberdade – 2

São Joaquim – 2

Vergueiro – 2

Paraíso (plataformas das linhas 1-Azul e 2-Verde) – 2

Ana Rosa (linha 1-Azul) – 2

Vila Mariana – 2

Santa Cruz – 2

Praça da Árvore – 2

Saúde – 2

São Judas – 2

Conceição – 2

 Linha 2-Verde – (4)

Consolação – 2

Paraíso – 2

Linha 3-Vermelha – (38)

Marechal Deodoro – 2

Santa Cecília – 2

República – 4

Anhangabaú – 2

Praça da Sé – 4

Pedro II – 2

Brás -4

Bresser-Mooca – 2

Belém – 2

Tatuapé – 4

Carrão – 2

Penha – 2

Guilhermina-Esperança – 2

Patriarca – 2

Artur Alvim – 2

Total = 88

As estações previstas no contrato com a Alstom são:

Linha 1: 6 fachadas

Jabaquara e Tucuruvi

Linha 2: – 2 fachadas

Vila Madalena

Linha 3: – 8 fachadas

Palmeiras-Barra Funda e Corinthians-Itaquera

HISTÓRICO DE UM DOS CONTRATOS:

Apesar do tom otimista do anúncio, a instalação de portas de plataforma poderia estar mais avançada se não houvesse problemas em relação a um dos contratos.

O Diário do Transporte acompanha o tema desde setembro de 2018 quando o Governo do Estado lançou a licitação para a compra e instalação de 88 painéis para as três linhas estatais de metrô (1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha). A linha 15-Prata é de monotrilho.

Relembre:

Em março de 2019, a companhia homologou como vitorioso o Consórcio Kobra.

Relembre:

Em maio de 2019, a estatal negou recursos de outros três participantes.

Relembre:

Em novembro de 2019, a estimativa era de conclusão da entrega de portas de plataforma nas três linhas até o fim de 2023, considerando dois contratos, com a Alstom e com a Kobra.

Relembre:

Em maio de 2020, os consórcios PSD-SP e Telar que foram derrotados na licitação conseguiram judicialmente suspender o contrato com o Consórcio Kobra.

Relembre:

Em 15 de maio de 2021, após reverter a suspensão do contrato em nova decisão judicial, o Metrô anunciou a retomada do contrato assinado com o Consórcio Kobra para instalação das portas de plataforma em estações do sistema.

As estações previstas no contrato com a Kobra são:

Linha 1-Azul – (46)

Parada Inglesa – 2

Jardim São Paulo – 2

Santana – 2

Carandiru – 2

Portuguesa-Tietê – 2

Armênia – 2

Tiradentes – 2

Luz – 4

São Bento – 2

Sé (plataformas das linhas 1-azul e 3-Vermelha) – 4

Liberdade – 2

São Joaquim – 2

Vergueiro – 2

Paraíso (plataformas das linhas 1-Azul e 2-Verde) – 2

Ana Rosa (linha 1-Azul) – 2

Vila Mariana – 2

Santa Cruz – 2

Praça da Árvore – 2

Saúde – 2

São Judas – 2

Conceição – 2

 Linha 2-Verde – (4)

Consolação – 2

Paraíso – 2

Linha 3-Vermelha – (38)

Marechal Deodoro – 2

Santa Cecília – 2

República – 4

Anhangabaú – 2

Praça da Sé – 4

Pedro II – 2

Brás -4

Bresser-Mooca – 2

Belém – 2

Tatuapé – 4

Carrão – 2

Penha – 2

Guilhermina-Esperança – 2

Patriarca – 2

Artur Alvim – 2

Total = 88

As estações previstas no contrato com a Alstom são:

Linha 1: 6 fachadas

Jabaquara e Tucuruvi

Linha 2: – 2 fachadas

Vila Madalena

Linha 3: – 8 fachadas

Palmeiras-Barra Funda e Corinthians-Itaquera

Total = 16

PRORROGAÇÃO:

Em 08 de janeiro de 2025, no Diário Oficial, o Governo de São Paulo publicou prorrogação de contrato com o Consórcio Kobra até 13 de dezembro de 2026.

A decisão, assinada em 23 de dezembro de 2024, também estendeu o prazo de execução dos serviços para 20 de agosto de 2026 e prevê a substituição da tabela de datas.

O documento destacou que a prorrogação não justificará pedido de reequilíbrio contratual com o Consórcio Kobra, mas não detalhou os motivos da prorrogação.

O Diário do Transporte procurou o Metrô.

O contrato é para a instalação de 88 fachadas de plataformas em estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 





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