Publicado em: 13 de novembro de 2024
Projetado no país para suportar até 58,5 toneladas de PBTC, eixo foi desenvolvido para atender às novas regulamentações do Contran, que estabelecem novos limites de carga para veículos pesados
ALEXANDRE PELEGI
A Cummins Brasil anunciou que iniciará a produção local do eixo MS-18X HD em janeiro de 2025 em sua planta de Osasco, na Grande São Paulo. A empresa fabricará e aprimorará componentes importantes do eixo, incluindo a coroa e o pinhão, aumentando gradualmente o conteúdo local ao longo do ano.
“Isso permitirá aos nossos clientes usufruir dos benefícios de compra nacional, além de contribuir para o Finame e fortalecer a indústria local”, afirma o gerente de engenharia do produto da Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS) para a América do Sul, Adriano Esperidião.
Dentre os benefícios da produção local estão as vantagens para os clientes, que se beneficiarão das compras nacionais, além de contribuir para o Finame. A iniciativa também fortalecerá a indústria regional.
Como detalhes dos aprimoramentos do Eixo, a Cummins ressalta que o par de coroa e pinhão receberá um novo tratamento superficial, aumentando sua resistência e durabilidade.
O rolamento do pinhão será aprimorado com maior capacidade para suportar cargas mais elevadas.
As engrenagens satélites e planetárias, produzidas no Brasil, apresentarão um design atualizado e melhorias no tratamento superficial.
Para produzir localmente o eixo MS-18X HD, foram desenvolvidos novos processos, incluindo o tratamento superficial e adaptações na linha de montagem. “A linha de produção do diferencial foi reprogramada para atender ao novo design das engrenagens, com tecnologia avançada de solda a laser. Além disso, foram implementados processos de rastreamento e validação para garantir uma montagem precisa, atendendo aos novos padrões de robustez e qualidade”, informa a Cummins Brasil em nota à imprensa especializada.
O eixo MS-18X HD foi projetado no Brasil para suportar até 58,5 toneladas de PBTC, e desenvolvido para atender às novas regulamentações do Contran (Resolução 882), que estabelecem novos limites de carga para veículos pesados.
O modelo aprimorado é compatível com veículos 6×2, e as inovações implementadas resultaram em um aumento de 11% na capacidade de carga em relação ao modelo anterior.
As melhorias são intercambiáveis com o modelo base, mantendo a compatibilidade sem necessidade de adaptações adicionais na suspensão.
Os modelos VW Constellation 25.480 HD e Meteor 28.480 HD, equipados com o eixo MS-18X HD, foram apresentados na Fenatran 2024 e estarão disponíveis no mercado a partir de janeiro de 2025.
Os veículos são projetados para atender às demandas do setor de transporte rodoviário de médias e longas distâncias, e com essas novas características, garantem um transporte eficiente de cargas pesadas.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes