Publicado em: 14 de janeiro de 2025
Agora são 10 unidades, de 40 movidos por baterias. Sistema terá, ao todo, 265 coletivos, entre elétricos e a diesel
ADAMO BAZANI
O Governo do Pará recebeu nesta terça-feira, 14 de janeiro de 2025, mais quatro ônibus elétricos comprados com recursos públicos para o chamado BRT Metropolitano de Belém.
Somados aos seis coletivos entregues no dia 09 de janeiro de 2025, como mostrou o Diário do Transporte, são agora 10 coletivos elétricos já no Estado. Foram comprados 40 ônibus com baterias que, segundo o Governo do Pará, vão chegar lotes de 10 em 10 unidades até o fim de abril.
Relembre:
Ao todo, para o sistema de BRT da Grande Belém, foram comprados 265 ônibus, entre 40 elétricos e os demais a diesel Euro 6 (atual geração, menos poluente), de diferentes dimensões, entre modelos de maior porte para linhas troncais e menores, em especial, para linhas troncais.
Todos os novos veículos, entre os movidos a diesel e os elétricos, possuem itens como ar condicionado, tomadas USB para carregamento de celular e Wi-Fi, além de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida ou restrições na visão.
Os veículos são do consórcio de marcas Caio/Eletra/Mercedes-Benz/WEG, que diz que cada ônibus elétrico tem autonomia de 220 quilômetros por carga.
Assim, de acordo com o prometido pelo consórcio fabril Caio/Eletra/Mercedes-Benz/WEG, levando em conta esta autonomia, saindo de Marituba até o terminal de São Brás (em Belém), cada ônibus, em média, poderá fazer 16 viagens por carga.
BRT METROPOLITANO DE BELÉM:
O sistema de corredores de ônibus da Região Metropolitana de Belém faz parte de um planejamento ainda dos anos de 1990 para ampliar a oferta de transportes públicos em eixos troncais.
Com uma extensão de 10,8 km para interligar as cidades de Ananindeua, Belém e Marituba, pela BR-316, teve o início da construção em janeiro de 2019 e a estimativa era de operação total em dezembro de 2022.
As obras, entretanto, tiveram problemas e atrasos. Em agosto de 2021, por exemplo, o Governo do Estado rescindiu o contrato com a, então, Odebrecht. Segundo a alegação da administração estadual, na época, seria a construtora não seguiu o cronograma previsto, atrasando a entrega.
O Sistema de Transporte Metropolitano é uma obra do Governo do Pará que vai integrar os terminais de Belém com Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará. Trinta e uma linhas alimentarão a linha troncal, responsável pela integração desses municípios.
Com apenas um bilhete, o passageiro poderá pegar um ônibus que circula dentro do seu município, desembarcar nos pontos ou estações, ou ainda nos Terminais de Integração de sua preferência, e chegar até Belém.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes