Publicado em: 20 de janeiro de 2025
Hércules Cavalcante/Ônibus Brasil
Medida é válida com uso exclusivo do Cartão TOP
ARTHUR FERRARI
A Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) publicou a Resolução STM nº 01, de 17 de janeiro de 2025, autorizando a integração física e tarifária entre linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). A medida busca ampliar a acessibilidade e oferecer maior economia aos passageiros que utilizam o sistema de transporte intermunicipal na Região Metropolitana de São Paulo.
Integrações autorizadas
A resolução aprova a integração entre as seguintes linhas:
- Linha 809TRO (Santana de Parnaíba – Barueri) e Linha 246EX1 (Barueri – Alphaville – São Paulo)
- Sentido Santana de Parnaíba – Barueri: Tarifa inicial de R$ 5,90, com complemento de R$ 0,50 ao acessar a linha 246EX1.
- Sentido Barueri – Santana de Parnaíba: Tarifa inicial de R$ 5,90, com complemento de R$ 0,50 ao acessar a linha 809TRO.
- Linha 809TRO (Santana de Parnaíba – Barueri) e Linha 550TRO (Barueri – Itapevi)
- Sentido Santana de Parnaíba – Barueri: Tarifa inicial de R$ 5,90, com complemento de R$ 2,60 ao acessar a linha 550TRO.
- Sentido Barueri – Santana de Parnaíba: Tarifa inicial de R$ 6,95, com complemento de R$ 1,55 ao acessar a linha 809TRO.
Regras da integração
- As integrações serão realizadas exclusivamente com o uso do Cartão TOP.
- Não há restrição quanto ao sentido de deslocamento no trecho de contato das linhas envolvidas.
- Os descontos concedidos não poderão ser utilizados como base para pedidos de reequilíbrio econômico-financeiro.
A medida traz benefícios diretos aos passageiros, reduzindo custos e otimizando a conectividade entre municípios da região, como Santana de Parnaíba, Barueri e Itapevi.
A resolução entra em vigor imediatamente, com eficácia a partir do início da operação integrada, que será amplamente divulgada para os usuários.
Para mais informações, os passageiros podem acessar os canais oficiais da Secretaria de Transportes Metropolitanos ou da EMTU.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte