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Curitiba (PR) pode implantar “Faixa Azul” para motocicletas para aumentar a segurança no trânsito


Foto: Prefeitura de São Paulo/ Faixa Azul, específica para motociclistas.

Medida visa melhorar a fluidez e reduzir os acidentes de trânsito, especialmente nas vias mais movimentadas da cidade

YURI SENA

A capital paranaense pode ganhar em breve uma nova medida de segurança no trânsito: a “Faixa Azul” para motocicletas. Proposta pelo vereador Olimpio Araujo Junior (PL), o Projeto de Lei 25/2025 visa melhorar a fluidez e reduzir os acidentes de trânsito, especialmente nas vias mais movimentadas da cidade.

Inspirado em um modelo de sucesso adotado em São Paulo, onde a “Faixa Azul” já contribuiu para a redução de colisões entre motos, o projeto pretende criar uma faixa demarcada para veículos de duas rodas, entre as faixas de automóveis. 

A medida não se trata de uma via exclusiva para motocicletas, mas sim de uma área dedicada que permita aos motociclistas circularem com mais segurança e agilidade em meio ao tráfego congestionado.

“É uma solução inteligente e eficaz para garantir maior segurança e mobilidade a todos”, afirmou o vereador Olimpio Araujo Junior, explicando que a demarcação ajudaria os motociclistas a transitar de forma mais disciplinada, sem prejudicar a dinâmica do trânsito para os demais veículos.

A ideia vem em resposta ao aumento do número de motocicletas em circulação em Curitiba e em todo o estado do Paraná. De acordo com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), o número de veículos de duas rodas cadastrados no estado passou de 1.231.152 em 2014 para 1.566.104 em 2023, o que representa um crescimento de 27,2% em uma década. Esse aumento é reflexo, entre outros fatores, da crescente utilização de motos para serviços como entregas e moto táxi.

Porém, o aumento do número de motocicletas também trouxe desafios para a segurança viária. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2014 e 2023, 103.028 motociclistas precisaram de internação devido a acidentes de trânsito, e 7.272 perderam a vida. Esses números destacam a gravidade do cenário e a necessidade de medidas que possam minimizar os riscos para esse grupo de motoristas.

Atualmente, o Projeto de Lei 25/2025 está em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba. O projeto foi protocolado e segue para análise da Procuradoria Jurídica da Casa, antes de ser deliberado pelas comissões permanentes da Câmara.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte





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