Publicado em: 21 de janeiro de 2025
Segundo a empresa, durante a abordagem, ocorreu um desentendimento entre as partes. Caso resultou em um conflito verbal, mas sem agressões físicas
YURI SENA
Nesta terça-feira, 21 de janeiro de 2025, um vídeo circulou nas redes sociais mostrando uma operação de agentes da ViaMobilidade nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
A publicação da página spsobretrilhos mostra um confronto entre seguranças da concessionária e vendedores informais que trabalham nas dependências do sistema ferroviário.
Segundo a companhia, durante a operação, três ambulantes foram flagrados comercializando produtos dentro de um trem. Ao desembarcarem na Estação Lapa, os homens se recusaram a cessar a atividade, desrespeitando as orientações dos agentes.
Durante a abordagem, houve um desacordo entre os envolvidos, e os ambulantes danificaram algumas instalações da estação. A situação gerou um confronto verbal, mas sem agressões físicas.
Em nota ao Diário do Transporte, a ViaMobilidade informou que dois dos ambulantes foram contidos pelos Agentes de Atendimento e Segurança (AASs) e encaminhados à Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom), onde foi registrado um boletim de ocorrência.
A companhia esclareceu que a principal finalidade das ações é garantir o cumprimento do Decreto 1.832/1996, que proíbe o comércio irregular dentro dos trens e estações, além de reforçar a segurança e a saúde dos passageiros.
Confira nota da ViaMobilidade:
São Paulo, 21 de janeiro de 2024 – A ViaMobilidade informa que nesta terça-feira (21), durante uma operação que visa coibir o comércio ambulante irregular dentro dos trens e estações das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, três ambulantes que estavam comercializando itens dentro de um trem foram orientados sobre a proibição da venda. Ao desembarcarem na Estação Lapa, os três infratores se recusaram a parar de vender os produtos e danificaram algumas instalações da estação. Dois dos ambulantes foram contidos pelos agentes de atendimento e segurança (AASs), o que gerou uma discussão, mas sem agressão de ambas as partes. Os dois homens foram encaminhados para a Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom), onde foi registrado um boletim de ocorrência.
Cabe salientar que o objetivo dos ASSs é orientar os ambulantes a fim de coibir o comércio irregular, que, conforme o Decreto 1.832/1996, é proibido dentro dos trens ou dependência das estações, além de reforçar os cuidados com a saúde e a segurança dos clientes.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte