Publicado em: 22 de janeiro de 2025
Serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, para quem enfrenta dificuldades no cadastro via aplicativo
ARTHUR FERRARI
A população do Rio de Janeiro que ainda não realizou o cadastro no Jaé, o novo sistema de bilhetagem eletrônica da cidade, agora conta com postos de atendimento temporário nas Naves do Conhecimento de Padre Miguel e Engenho de Dentro. O serviço estará disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, para quem enfrenta dificuldades no cadastro via aplicativo.
O atendimento nos postos é voltado para pessoas físicas sem cadastro no aplicativo Jaé e idosos com direito à gratuidade.
Já pessoas com deficiência, doentes crônicos, universitários e estudantes da rede pública municipal devem verificar a disponibilidade de benefícios diretamente no site jae.com.br/consulta-cartao.
Confira as modalidades
- Cartão Preto (Jaé Visa): Ideal para usuários frequentes. Pode ser solicitado pelo app, com entrega domiciliar ou retirada em lojas, mediante taxa de R$ 7,95.
- Cartão Verde: Destinado a passageiros esporádicos e turistas. Custa R$ 4,70 e está disponível nas máquinas de autoatendimento das estações de VLT e BRT.
- Cartão Amarelo: Exclusivo para gratuidades. Deve ser solicitado online pelo aplicativo.
Opções de recarga
- Cartão Preto: Recarga via aplicativo, com pagamento por Pix, cartão de crédito/débito (mínimo de R$ 10) ou boleto bancário (mínimo de R$ 50).
- Cartão Verde: Recarga nas máquinas de autoatendimento das estações.
- Cartão Amarelo: Não requer recarga, pois é voltado exclusivamente à gratuidade.
Para mais informações e dúvidas sobre o sistema, os usuários podem acessar o site oficial ou consultar o aplicativo Jaé.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte