Publicado em: 23 de janeiro de 2025

Empresas com maior quantidade de veículos nesta situação são Metrópole Paulista, com 421 coletivos, e Transunião, com 212
ADAMO BAZANI / ARTHUR FERRARI
Enquanto a cidade de São Paulo encontra dificuldades para renovação de frota por causa de entraves, a eletrificação dos ônibus como a infraestrutura ainda não condizente para necessidade a quantidade de ônibus com dez anos ou mais em circulação tem aumentado.
Dados exclusivos levantados pelo Diário do Transporte junto à SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora do sistema, apontam que são 2.711 veículos nesta situação.
A frota total de ônibus da capital paulista é composta por 13 mil coletivos, o que significa que 20,8% dos veículos tem mais de dez anos de fabricação.
O aditivo contratual assinado entre as operadoras e a SPTrans tem permitido ampliar a idade. Desde 17 de outubro de 2022, as viações não podem mais comprar ônibus movidos a óleo diesel. Porém, a eletrificação tem sido lenta.
Ônibus do tipo padrão, midi, básico e articulados podem agora rodar até 13 anos de fabricação. Já os tipo mini ou micro até 10 anos. Os elétricos, inclusive os trólebus, são permitidos até 18 anos.
Ainda de acordo com a SPTrans, as empresas que mais renovaram a frota entre 2023 e 2024 são, respectivamente, a Sambaíba, na Zona Norte, com 315, e a Allibus Transportes, com 205, na Zona Leste.
Nesta quinta-feira, 23 de outubro de 2025, prefeito Ricardo Nunes faz a apresentação de 100 ônibus novos elétricos.
Veja a resposta da SPTrans na íntegra:
A SPTrans informa que de acordo com os aditivos contratuais, os ônibus modelos midiônibus, básico, padron e articulados podem circular até, no máximo, 13 anos e o tipo mini até 10 anos, contados a partir do seu ano modelo. Já os ônibus elétricos, de qualquer modelo, têm prazo de 18 anos de operação, por ter maior durabilidade, principalmente no conjunto de tração. A SPTrans determinou que os ônibus com ano modelo mais antigos devem ser utilizados preferencialmente na reserva técnica das concessionárias e as vistorias realizadas são mais frequentes nesses veículos.
O sistema com mais veículos acima da idade inicial prevista no contrato é o Sistema Local de Distribuição. As concessionárias que possuem mais ônibus nesta situação são a Metrópole com 421 veículos (Regiões Leste e Sul) e a Transunião com 212 (Região Leste). Entre as concessionárias com mais veículos novos cadastrados na frota entre 2023 e 2024, estão a Sambaíba com 315 (Zona Norte) e a Allibus (Zona Leste) 205.
Sobre a quantidade de veículos separados por idade:
13 anos = 247 veículos
12 anos = 327 veículos
11 anos = 1.138 veículos
10 anos = 989 veículos
Renovação da frota
A Prefeitura de São Paulo mantém o investimento na renovação da frota com a inclusão de novos ônibus. De 2021 até 2024, foram 3.404 veículos incorporados ao sistema de transporte municipal. A cidade conta com a maior frota de veículos elétricos do país com 328 ônibus movidos a bateria e 201 trólebus e o número de veículos com ar-condicionado representa mais de 92% da frota operacional.
Cabe ressaltar que a vistoria feita pela SPTrans inclui testes mecânicos e elétricos, verificação do estado de conservação, acessibilidade e estrutura dos veículos, além de medição de emissão de fuligem e ruídos.
Ádamo Bazani e Arthur FErrari, jornalista especializados em transportes


