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ViaMobilidade anuncia interligação entre linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda através de viaduto ferroviário que ligará estações Imperatriz Leopoldina e CEASA


Concessionária contará com cerca de R$ 480 milhões para novos projetos de melhorias

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Na última quarta-feira, 22 de janeiro de 2025, a ViaMobilidade anunciou a interligação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos através de um viaduto ferroviário que permitirá que os passageiros se locomovam entre as estações Imperatriz Leopoldina e CEASA.

Com este novo viaduto, os usuários do transporte sobre trilhos serão beneficiados com a expansão da Linha 9 até Água Branca ou Barra Funda, proporcionando um novo serviço que conectará diretamente a região de Pinheiros à Água Branca.

A pedido do Governo de São Paulo, a concessionária tem realizado estudos que também abrangem a estruturação de um serviço que ligará a Linha 9-Esmeralda à estação Barueri e, em sentido oposto, à estação Água Branca.

De acordo com a ViaMobilidade, as melhorias contarão com investimentos de cerca de R$ 480 milhões e farão com que o tempo de espera pelos trens diminua para aproximadamente três minutos, além de atender mais passageiros por hora – especialmente em horários de pico – e aumentar o número de trens nas vias.

A nova ligação planejada pela concessionária também facilitará atendimentos expressos para grandes eventos em São Paulo.

“Esse viaduto ferroviário vai permitir que os trens da Linha 9-Esmeralda também possam circular na linha 8-Diamante, criando mais possibilidades de viagens, otimizando a infraestrutura e aumentando a capacidade do sistema. Isso gerará inúmeras melhorias para a população, pois amplia as opções de deslocamento e nos permite oferecer uma ampla gama de serviços aos cidadãos”, explicou o Diretor das Operações da CCR Mobilidade, Francisco Pierrini.

Três anos de muito investimento 

Desde 2022, quando começou a operação, a ViaMobilidade já investiu R$ 4,1 bilhões em melhorias das linhas: 

– 36 novos trens; 

– Reforma de 11 estações com melhorias de acessibilidade, segurança e conforto, incluindo instalação de elevadores, pisos táteis e redução de vãos entre trens e plataformas, além da revitalização de 36 sanitários.  

– Melhorias de outras 20 estações, com previsão de conclusão até 2026; 

– Implementação de diversas novas tecnologias, com destaque para: 

– Sistema de informação de trens em tempo real; 

– Wi-Fi gratuito em todas as 41 estações; 

– Uso de inteligência artificial na manutenção que reduziu em 60% as falhas da rede aérea; 

– Instalação de trava magnética – portas entre carros – série 7.000, instalação de mais 115 câmeras ao longo da via; 

– Aquisição de uma nova ferramenta de monitoramento em tempo real para a prevenção de focos de incêndio ao longo dos trechos ferroviários; 

– Implantação de um sistema inteligente de abertura de portas; 

– Sistema de detector de fadiga – dispositivo de segurança responsável por emitir alertas ao identificar situações de risco na condução do trem, como sonolência; 

– Aquisição de óculos de realidade virtual para o treinamento da equipe; 

 – Implantação de loop operacional que reduziu o intervalo entre trens de 7 para 4,5 minutos entre as estações Pinheiros e Bruno Covas – Mendes Vila Natal nos horários de pico;  

– Construção de três novas passarelas para melhorar o fluxo de passageiros em áreas estratégicas como Parque Villa-Lobos, Carapicuíba-Sesi e Estrada do Prado; 

– Substituição de mais de 30 km de trilhos e revisão de 120 km de via permanente, eliminando restrições de velocidade; 

– Implantação de um novo Centro de Controle Operacional; 

– Construção de uma Oficina de Truques; 

– Compra de 50 veículos auxiliares. 

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte





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