Publicado em: 25 de janeiro de 2025
Funcionalidade automática permite que passageiro faça conexão entre linhas de ônibus em pontos diferentes dentro de um período de 2 horas, utilizando o cartão-transporte
ALEXANDRE PELEGI
A Urbanização de Curitiba (Urbs) ativou novas integrações temporais no transporte coletivo da Linha Verde. A partir deste sábado, dia 25 de janeiro de 2025, as linhas 050-Interbairros V e 465-Erasto Gaertner passam a fazer conexão temporal com a estação-tubo PRF (Polícia Rodoviária Federal), no bairro Jardim Botânico.
A integração temporal permite que o passageiro faça a conexão entre linhas de ônibus em pontos diferentes dentro de um período de 2 horas, utilizando o cartão-transporte. Essa funcionalidade é automática através do Sistema de Bilhetagem Eletrônica, sendo válida apenas quando o pagamento é realizado com o cartão-transporte. A estação-tubo PRF, inaugurada em dezembro do ano anterior, possui 30 metros de comprimento e capacidade para 753 passageiros.
COMO FUNCIONA
A linha Interbairros V terá integração temporal nos pontos de parada da Rua Plácido de Castro e na marginal da Linha Verde com a estação PRF, em ambos os sentidos.
A linha Erasto Gaertner teve seu itinerário alterado no sentido Centro, passando pela marginal da Linha Verde e Avenida Comendador Franco, com um novo ponto de parada na marginal da Linha Verde integrado à estação PRF em ambos os sentidos.
Na estação PRF, os passageiros poderão embarcar na linha Expresso Linha Verde (350-Atuba/Pinheirinho), podendo seguir sentido sul ou norte e fazer novas conexões ao longo do itinerário.
Para utilizar as integrações, o tempo permitido é de duas horas, contadas a partir do pagamento da tarifa na linha de origem. Quem desembarcar na estação PRF e quiser utilizar as linhas Interbairros V e Erasto Gaertner, em ambos os sentidos, deve validar o cartão-transporte no validador dentro da estação, desde que tenha pago uma tarifa e esteja dentro do período de duas horas.
A confecção da primeira via do cartão-transporte é gratuita e pode ser solicitada mediante agendamento pelo site da Urbs e posterior comparecimento nas unidades da Rua da Cidadania. É necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. Para menores de idade, os pais ou responsável legal podem solicitar o cartão apresentando seus documentos de identificação.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em tranbsportes